Chamada para novo/a Editor/a-chefe da InfoDesign

2024-01-25

Lançada em 2004, a InfoDesign é uma iniciativa pioneira na América Latina, sendo a única revista científica dedicada ao design da informação na região e um dos poucos periódicos científicos de design publicados regularmente no Brasil. A missão da InfoDesign é a disseminação de estudos teóricos e práticos no campo do design da informação, envolvendo resultados de pesquisas em teoria e história do design da informação; desenvolvimento de sistemas de informação e comunicação; impactos sociais e tecnológicos do design da informação; e design da informação aplicado a processos de ensino-aprendizagem.

O/A Editor/a-Chefe deve liderar a equipe editorial, formada pelo/a Editor/a-gerente, Secretário/a Editorial e Editores Associados, assumindo papel central no desenvolvimento estratégico do periódico, zelando pela qualidade da publicação e aprimorando a sua reputação nacional e internacional, garantindo sua resiliência em um ambiente editorial desafiador e sujeito a mudanças. Espera-se que o/a Editor/a-Chefe, trabalhe em sintonia com a Diretoria e o Conselho Científico da SBDI, assumindo as seguintes responsabilidades:

  • Garantir uma composição adequada para a equipe editorial do periódico, realizando, sempre que necessário, nomeações ou chamadas para Editor/a-gerente, Secretário/a Editorial e Editores Associados.
  • Supervisionar e orientar o trabalho do/a Editor/a-gerente e Secretário/a Editorial, inclusive no que se refere às tarefas do/a Editor/a de Layout, e a encaminhamentos para bases indexadoras.
  • Verificar o escopo de submissões em conjunto com o/a Editor/a-gerente, e fornecer pareceres ou recomendações editoriais aos membros da equipe editorial.
  • Convocar reuniões periódicas da equipe editorial.
  • Promover e acompanhar os requisitos para o reconhecimento ou indexação do periódico em bases nacionais e internacionais.
  • Colaborar com a Diretoria da SBDI na busca por recursos que garantam a manutenção e o aprimoramento da publicação.

Nomeações para o Conselho Editorial, inclusive para o cargo de Editor/a-Chefe, são para mandatos de cinco anos, que podem ser prorrogados. O/A Editor/a-Chefe estará isento/a de anuidades para a Sociedade Brasileira de Design da Informação - SBDI durante seu mandato.

O/As candidato/as ao cargo de Editor/a-Chefe da InfoDesign podem estar em qualquer lugar do mundo, desde que tenham acesso regular à Internet. Espera-se que possuam título de Doutor, e que tenham experiência com publicação e revisão de trabalhos acadêmicos. Espera-se que o/a candidato/a a Editor/a-Chefe possa demonstrar também as seguintes características:

  • Visão estratégica para a InfoDesign e seus objetivos como periódico publicado pela Sociedade Brasileira de Design da Informação.
  • Histórico substancial de pesquisas e publicações relevantes para a área de design e design da informação.
  • Experiência na editoria de periódicos, incluindo participações em equipes editoriais e como parecerista.
  • Experiência na supervisão de processos colaborativos de revisão por pares, incluindo publicação de periódicos e organização de eventos científicos.
  • Excelente capacidade de comunicação, inclusive em língua inglesa.
  • Disposição para dedicar tempo e esforço à função.
  • Comprometimento com a imparcialidade, justiça e confidencialidade
  • Comprometimento com a igualdade de oportunidades e práticas inclusivas.

Vínculo com instituição de ensino superior, atuação como associado ou membro na SBDI, e bom conhecimento de outras línguas além do português e do inglês, embora não sejam requisitos, são qualidades apreciadas.

As inscrições serão analisadas por um Comitê de Seleção composto por membros da Diretoria e do Conselho Científico da SBDI, e também do Conselho Editorial da InfoDesign. Ao fazer a seleção, o Comitê considerará o atendimento ao perfil de Editor/a-Chefe, conforme especificado acima.

As inscrições devem ser feitas por mensagem de e-mail enviada à Editora-gerente da revista, Profa. Dra. Sara Goldchmit (infodesign@sbdi.org.br), através de carta de intenções justificando a adequação do/a candidato/a ao cargo, acompanhada por curriculum vitae resumido, incluindo lista de publicações e participações relevantes em processos editoriais. 

O prazo final para as inscrições é 29 de fevereiro de 2024.