Uma abordagem centrada no usuário para a produção de filmes para televisão sobre medicamentos

Autores

  • Cristiele A. Scariot UFPR

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v5i3.63

Palavras-chave:

design da informação, bulas de medicamentos, campanhas televisivas

Resumo

Campanhas televisivas que informem sobre medicamentos de forma não comercial são essenciais para o esclarecimento da população sobre o tema, promovendo uma consciência crítica sobre a qualidade legal e informacional no uso de medicamentos. Este artigo apresenta os resultados do desenvolvimento de instrumentos de comunicação televisivos – filmes – sobre a bula de medicamentos com abordagem centrada no usuário. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa visando propor recomendações para a produção dos filmes, através de analise de similares, entrevistas e grupo focado. Baseados nos resultados/recomendações foram definidos o conteúdo e apresentação gráfica para produção dos filmes. Após a produção da campanha, foi realizada uma avaliação junto ao usuário, através de grupo focado, observando a compreensão das mensagens veiculadas e a satisfação com as mesmas. Os resultados desta validação permitiram ajustes necessários para aprimoramento dos protótipos de vídeos que estarão disponíveis para veiculação na Televisão Universitária da UFPR e pela ANVISA/Ministério da Saúde.

[ Download ]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiele A. Scariot, UFPR

Cristiele A. Scariot, bacharelanda, UFPR. Aluna no Curso de Design Grfico da Universidade
Federal do Paran, em Curitiba. Foi bolsista de iniciao cientfica por dois anos, quando desenvolveu
este projeto.

Como Citar

Scariot, C. A. (2010). Uma abordagem centrada no usuário para a produção de filmes para televisão sobre medicamentos. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 5(3), 48–56. https://doi.org/10.51358/id.v5i3.63

Edição

Seção

Iniciação Científica