Pictogramas, categorias e iconotipos: Uma análise em aplicativos de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) | Pictograms, categories and icons: An analysis in augmentative and alternative communication applications (AAC)

kamyla lemes soares, Gabriela Botelho Mager

Resumo


O artigo propõe uma análise da capacidade comunicacional de pictogramas e suas categorias em um aplicativo de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) que torne possível a comunicação de pessoas não falantes. O estudo tem como base a psicologia cognitiva, o design de interação e as definições e propriedades dos pictogramas e iconotipos. A partir desta perspectiva teórica, foi feita uma análise das categorias e pictogramas desenvolvidos e utilizados pelo aplicativo Let me talk de CAA. O estudo demonstra um alinhamento entre os níveis cognitivos e a organização dos pictogramas e categorias do aplicativo que indica a importância do zelo e estudo dos iconotipos durante a produção e escolhas dos pictogramas a serem usados na reabilitação de pacientes, visto que, eles ajudam a estabelecer as imagens mentais da pessoa assistida por essas ferramentas.

*****

The article proposes an analysis of the communicational capacity pictograms and their categories in an augmentative and alternative communication (AAC) application that makes possible the communication of non-speaking people. The study will be based on cognitive psychology, interaction design and the definitions and properties of pictograms and logotypes. From this theoretical perspective, an analysis was made of the categories and pictograms developed and used by the AAC Let me talk application. The study demonstrates an alignment between the cognitive levels and the organization of the pictograms and categories of the application that indicates the importance of the zeal and study of the icons during the production and the pictogram choices to be used in the rehabilitation of patients since they help to establish the mental images of the person assisted by these tools


Palavras-chave


Pictogramas; Comunicação aumentativa e alternativa; design de interação; psicologia cognitiva; ergonomia

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.