A comunicação visual de roupas brancas: uma pesquisa exploratória no Museu Nacional do Traje, Lisboa – Portugal (1900-1930) | Visual communication of undergarment: an exploratory research at the Museu Nacional do Traje, Lisbon – Portugal (1900-1930)

Caroline Muller, Helena Barbosa, Ronaldo de Oliveira Corrêa

Resumo


Monogramas, inscrições, ornamentos e representações de elementos gráficos eram características recorrentes e constituintes das roupas brancas do início do século XX. Este trabalho tem como objetivo apresentar considerações sobre a comunicação visual presente neste tipo de artefato entre os anos 1900 e 1930. Para isso, foram analisadas peças tridimensionais, catálogos e periódicos pertencentes ao arquivo do Museu Nacional do Traje, em Lisboa – Portugal. Busca-se, a partir das fontes tridimensionais, associado a fontes textuais e iconográficas, apresentar as múltiplas formas e usos da comunicação visual nas roupas brancas, tais como os tipos de inscrição, localização de representações e marcas nas peças, bem como discorrer sobre questões simbólicas e históricas que determinam a importância dessas características na configuração das vestimentas.

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Monograms, inscriptions, ornaments and representations of graphic elements were recurring features and constituents of the undergarments of the early twentieth century. This paper aims to present considerations about the visual communication found on this type of artifact between 1900 and 1930. To achieve such, three-dimensional pieces, catalogs and periodicals from the archive of the National Museum of the Costume, in Lisbon – Portugal, were analyzed. In this sense, from the three-dimensional sources, associated with textual and iconographic sources, this study sought to present the multiple forms and uses of visual communication in undergarments, such as types of inscription, location of representations and marks on the pieces, as well as to discuss questions symbolic and historical factors that determine the importance of these characteristics in the configuration of clothing.


Palavras-chave


comunicação visual, moda, roupa branca, Museu Nacional do Traje

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