Para além do filme: a informação presente no design dos cartazes de cinema português (1920-1979) Beyond the film: the information present in the design of Portuguese film posters (1920-1979)

Igor Ramos, Helena Barbosa

Resumo


Que outros discursos e informações podem ser extraídos de um cartaz de cinema, se este for observado para além dos elementos gráficos que tradicionalmente definem o seu design? Este artigo procura analisar uma amostra de 160 cartazes de cinema português, entre 1920 e 1979, circunscrevendo-se a outros elementos visuais que não a imagética e tipografia que apresentam o filme que se pretende anunciar. Trata-se de um olhar direcionado para as margens dos cartazes, onde habitualmente se inscreviam estes conteúdos, numa layer secundária ou terciária de informação, muitas vezes ignorada, onde se encontraram dados relevantes ao nível da autoria, programa e tecnologia dos cartazes – três vértices sob os quais se estrutura o projeto de design e segundo os quais se agruparam estes elementos. De forma intencional ou não, implícita ou explicita, concluiu-se que os cartazes não comunicaram somente os filmes, mas também pequenos fragmentos da história do cinema e  design nacionais.

*****

What other discourses and information can be extracted from a film poster when this artefact is observed beyond the graphic elements that traditionally define its design? This article sets out to study a sample of 160 Portuguese film posters, between 1920 and 1979, focusing specifically on visual elements which are not the images and typography that represent the film being advertised. This an observation that looks attentively to the margins of the posters, where these aspects were usually present, in a secondary or tertiary layer of information, often ignored or overlooked, containing relevant data related with the questions of authorship, programme and technology – three-axis upon which the design project is structured and developed and that were used to group these elements. Unintentionally or not, in an implicit or explicit way, it was possible to conclude that posters not only communicate the films themselves, but also small fragments of the Portuguese film history and design.


Palavras-chave


Cartaz de cinema; design gráfico; autoria, Portugal; Estado Novo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.