Filosofia do design instrucional: uma análise meta-teórica sobre método de comparação entre modalidade de mídias

Autores

  • Antônio Martiniano Fontoura UFPR
  • Marcos Namba Beccari UFPR
  • Tiago de Lima Oliveira UFPR

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v8i3.154

Palavras-chave:

Metodologia de Design Instrucional, Filosofia do Design, Pós-Positivismo, método de comparação entre modalidade de mídias

Resumo

O propósito deste artigo é discutir um dos métodos comparativos mais utilizados em pesquisa de Design Instrucional (Mayer, 2005) sob os pressupostos da intitulada Filosofia do Design (Love, 2000). Iniciando com um breve panorama histórico da pesquisa em design, realizamos uma revisão bibliográfica básica acerca da Filosofia do Design e do Design Instrucional e, por fim, levantamos alguns questionamentos pontuais sobre o método vigente. Partimos da hipótese de que os testes de comparação entre modalidades de mídias (estática e dinâmica) no Design Instrucional podem se tornar meros instrumentos de comprovação inferencial, sendo frequentemente replicados em pesquisas diversas. Este trabalho, contudo, não apresenta uma conclusão definitiva, mas apenas procura sinalizar algumas lacunas e possíveis desdobramentos do método em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Martiniano Fontoura, UFPR

 

Doutor (Engenharia de Produção), UFPR: professor no curso de Mestrado em Design da UFPR, professor e coordenador do curso de Desenho Industrial da PUCPR e professor do ensino tecnológico da UTFPR. Com ênfase em Ensino do Design, atua principalmente nos seguintes temas: design, educação através do design, design de embalagem, embalagem e design e educação.

 

Marcos Namba Beccari, UFPR

Mestre (Design), UFPR: professor no curso de Design da UniBrasil, interessa-se por Filosofia do Design, Teoria do Design e Estudos da Comunicação. Além de coordenar o blog Filosofia do Design, participa do projeto AntiCast, colabora com a revista Ciano e com os blogs Design Simples e Formas do Consumo.

Tiago de Lima Oliveira, UFPR

Mestre (Design), UFPR: professor no curso de Design da UniBrasil, interessa-se por Design Instrucional aplicado ao ensino de química orgânica, Teorias do Aprendizado e Filosofia do Design.

Downloads

Publicado

2013-05-07

Como Citar

Fontoura, A. M., Beccari, M. N., & Oliveira, T. de L. (2013). Filosofia do design instrucional: uma análise meta-teórica sobre método de comparação entre modalidade de mídias. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 8(3), 12–19. https://doi.org/10.51358/id.v8i3.154

Edição

Seção

Artigos