Sobre a definição de inovação em design: O uso da análise de redes para explorar conceitos complexos

Autores

  • Igor Reszka Pinheiro Unifebe - Centro Universitário de Brusque; UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eugenio Merino Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Leila Gontijo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v12i3.362

Palavras-chave:

inovação, design, análise de redes, análise de conteúdo

Resumo

Este artigo, com o objetivo de compreender as diferentes definições de inovação em design, mapeou todas as citações desse termo em um dos periódicos que melhor reflete o estado da arte das pesquisas desta área. O estudo exploratório, quantitativo e qualitativo foi realizado utilizando-se de uma variante das técnicas de análise de conteúdo e de análise de redes. Com base nos 13 artigos adequados encontrados, discerniu-se 163 categorias semânticas completamente conectadas em uma rede composta por oito clusters. De acordo com o quadro de referência compilado, a inovação em design aparentemente refere-se às alternativas empresariais socialmente aceitas para enfrentar os atuais problemas e os riscos futuros, especialmente através do desenvolvimento de novos produtos voltados para a satisfação das necessidades do mercado.

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Biografia do Autor

Igor Reszka Pinheiro, Unifebe - Centro Universitário de Brusque; UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Designer, especialista em práticas pedagógicas interdisciplinares, doutor em psicologia pela UFSC. Atualmente docente e pesquisador vinculado à Unifebe.

Eugenio Merino, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Designer, mestre e doutor em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é professor associado III na UFSC, onde coordena o Núcleo de Gestão do Design e o Laboratório de Design e Usabilidade

Leila Gontijo, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Designer, mestre em ergonomia pelo Conservatoire National des Arts et Metiers e doutora em ergonomia pela Université de Paris XIII. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

Pinheiro, I. R., Merino, E., & Gontijo, L. (2015). Sobre a definição de inovação em design: O uso da análise de redes para explorar conceitos complexos. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 12(3), 357–375. https://doi.org/10.51358/id.v12i3.362

Edição

Seção

Artigos