Validação de aspectos semânticos em diretrizes para elaboração de Materiais Educativos Impressos para Promoção da Saúde: contribuição do Design da Informação | Semantic aspects validation in guidelines for the elaboration of Printed Educational Materials for Health Promotion: contribution of Information Design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v17i1.759

Palavras-chave:

design da informação, validação de conteúdo, materiais educativos impressos, promoção da saúde

Resumo

O presente estudo teve como objetivo aplicar o método de Validação de Conteúdos elaborado por Polit & Beck (2011) na proposta de um Guia para Elaboração de Materiais Educativos Impressos para Promoção da Saúde. Foi utilizado um comitê de juízes especialistas por meio o sistema de classificação de Pasquali (2010), nas áreas do Design da Informação e Design Gráfico, para que julgassem como adequado determinados pontos de interesse que estavam presentes no artefato em questão. Para esse momento, considerou-se o desenvolvimento de um quadro sinóptico que serviu como um norteador dos aspectos semânticos que foram apreciados, adaptados da Linguagem Visual de Horn (1998). Dessa forma, foi possível edificar soluções mais adequadas para a linguagem visual proposta no Guia, considerando que sua abordagem gira em torno do uso dos elementos da linguagem visual por não-designers, sendo tais elementos, agentes que influenciam na percepção e contribuem para promoção de ações mais responsáveis no modo de vida da população.

*****

The present study aimed to validate the content of a Guide for the Development of Printed Educational Materials for Health Promotion, by judges in the areas of Information Design and Graphic Design. For content validation, seven judges participated in the study, selected via the Lattes Platform, who analyzed the material from semantic aspects. Based on the judges' considerations, a framework was developed that served as a guide for the aspects appreciated, adapted from Horn's Visual Language (1998). For consensus of the judges' judgment, the content validity index (CVI) was used. After validating the items, the Guide presented a CVI greater than 0.78, considered the gold standard. Thus, it was possible to propose an appropriate guide with accessible visual language aimed at health professionals. In the end, the content validation method proposed for the Guide proved to be reliable for identifying weaknesses and preparing the material. The comments/suggestions listed by the judges were relevant and strengthened the image representations throughout the content, based on valid guidelines about the layout of the elements on the page.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ranielder Fábio de Freitas, Centro Universitário Fanor Wyden

Doutor e mestre em Design da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); bacharel em Design pela Faculdades Nordeste - Fanor. No campo do Design da Informação, está envolvido com o estudo de metodologias de desenvolvimento e validação de artefatos impressos e digitais, sob a perspectiva da Linguagem Gráfica e compreensão dos usuários. Sob o prisma do Design Gráfico, tem experiência com metodologias que incidem sob aspectos da Gestão do Design, Economia Criativa, Planejamento e Produção Gráfica, Branding, UX e UI. É pesquisador integrante do grupo de pesquisa de Design da Informação (CNPq) da UFPE e membro da Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI).

Hans da Nobrega Waechter, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Desenho Industrial I Programação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Master en Comunicación Audiovisual y Publicidad - Universidad Autónoma de Barcelona (2000) e Doutorado em Programa de Doctorado en Comunicación Audiovisual e Publicidad - Universidad Autónoma de Barcelona (2004). Atualmente é professor Adjunto 4 do Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco, membro do colegiado do Bacharelado em Design e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Design, atuando principalmente nos seguintes temas: design da informação, design gráfico, linguagem gráfica, design e sustentabilidade.

Solange Galvão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), doutorado em Typography & Graphic Communication - University of Reading (1998). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal de Pernambuco e Pesquisador PQ2/CNPq, Pesquisador do CRICC - Centre de Recherche Image, Culture et Cognition da Paris 1 - Pantheon Sorbonne. Membro do Comitê Científico do Archives George Henry Luquet, França; Líder dos Grupos de Pesquisa em Design da Informação e RIDE - Rede Internacional Design/Educação. Membro do Conselho Editorial da InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação e da Estudos em Design. Membro da: Sociedade Brasileira de Design da Informação - SBDI; Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP; International Society for Education Through Art; The Ephemera Society; Associação Brasileira Ergonomia - ABERGO e Diretora de Inovação da UFPE. Tem experiência na área de Design, atuando principalmente nos seguintes temas: design da informação, design/educação, linguagem gráfica, memória gráfica, dispositivos educacionais.

Fabiane do Amaral Gubert, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta IV da Universidade Federal do Ceará, atua nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem, orientando alunos de Mestrado e Doutorado. Também é docente permanente e Vice Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) FIOCRUZ da nucleadora UFC. Graduou-se no Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (2006) e concluiu Mestrado em Enfermagem pela UFC (2008) e Doutorado em Enfermagem (2011) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Educação em Saúde, atuando principalmente na área de Saúde da criança e do Adolescente no contexto das Políticas de Saúde na Atenção Básica.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

de Freitas, R. F., Waechter, H. da N., Coutinho, S. G., & Gubert, F. do A. (2020). Validação de aspectos semânticos em diretrizes para elaboração de Materiais Educativos Impressos para Promoção da Saúde: contribuição do Design da Informação | Semantic aspects validation in guidelines for the elaboration of Printed Educational Materials for Health Promotion: contribution of Information Design. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 17(1), 152–169. https://doi.org/10.51358/id.v17i1.759

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>