Contribuições de metodologias de Design para a prática pedagógica: apresentação de um esquema inicial

Autores

  • Maria Teresa Lopes UFPE
  • Solange Galvão Coutinho UFPE
  • Natália Cristina Pereira Barbosa UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v9i1.109

Palavras-chave:

metodologias de design, design da informação

Resumo

Este artigo expõe o resultado de uma investigação que objetivou apresentar um esquema inicial de contribuições de metodologias de Design para a prática pedagógica, cujo foco incide na formação de não especialista em design. Entrevistas com estudantes e docentes das licenciaturas do estado de Pernambuco foram conduzidas com o intuito de compreender o grau de aproximação do professor com os conteúdos de design. Para tal foi utilizado um questionário do tipo snowball combinado com o método de análise de imagens paradas de Gemma Penn (2008). Em seguida, fundamentos e metodologias do Design da Informação foram revisitados de forma a subsidiar a estrutura teórica. A interseção das respostas dos entrevistados com o aporte teórico possibilitou a construção uma metodologia preliminar a ser adotada pelos docentes para a produção de artefatos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Lopes, UFPE

Doutoranda em design da informação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, professora substituta de design na UFPE e professora na UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco.

Solange Galvão Coutinho, UFPE

Doutora, UFPE; Ph.D. pela University of Reading - Typography & Graphic Communication (1998); Professora da UFPE, desde 1984; Pesquisadora do Centre de Recherche Images, Cultures et Cognitions (CRICC), Paris 1 - Pantheon Sorbonne; Líder do Grupo de Pesquisa em Design da Informação.

Natália Cristina Pereira Barbosa, UFPE

Estudante do bacharelado em Design, UFPE. Bolsista de Iniciação Científica UFPE/CNPq.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

Lopes, M. T., Coutinho, S. G., & Barbosa, N. C. P. (2013). Contribuições de metodologias de Design para a prática pedagógica: apresentação de um esquema inicial. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 9(1), 10–20. https://doi.org/10.51358/id.v9i1.109

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>