Projeto Infográfico: relato de experiência sobre o ensino de Design de Informação em uma escola de Ensino Médio Integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v20i2.1100

Resumo

Neste artigo refletimos sobre a contribuição do pensamento projetual, inerente ao Design de Informação, nos processos de ensino-aprendizagem na Educação Básica, especificamente no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. O trabalho apresenta o processo de criação de infográficos interativos vivenciados pelos alunos e analisa como a prática educativa por meio da Aprendizagem Baseada em Design pode colaborar para o entendimento dos conteúdos do ensino regular e para o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o jovem contemporâneo. Mostramos também como nos apoiamos na cultura ágil para facilitar o desenvolvimento dos projetos dos discentes que, por sua vez, a incorporaram ao próprio trabalho colaborativo realizado ao longo do processo de execução dos infográficos. Por fim, pontuamos a relevância de propor um modelo de escola no qual a produção e o Design tenham papel de destaque.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiane Mello, Estúdio Versalete

Graduada em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes da UFRJ e Mestre em Communications Design pelo Pratt Institute em Nova York (bolsa integral da Capes). Lecionou, por seis anos, a disciplina Projeto de Interface e conduziu projetos de alunos que integravam diversas disciplinas no Curso Técnico em Multimídia do NAVE-Rio (Oi Futuro/SEEDUC-RJ). Foi professora substituta do curso de Comunicação Visual/Design da EBA–UFRJ e atuou nos cursos de Pós-graduação em Design nas instituições Famath, IED Rio – Instituto Europeo di Design e Miami Ad School. Participou do Educação 360 STEAM, evento realizado pelos jornais O Globo e Extra, e da Jornada de Atualização do Sesc Nacional ministrando workshops sobre Design, Educação e Tecnologia. Trabalha com a promoção do pensamento projetual na formação de professores pela HackeArte e é sócia-diretora do Estúdio Versalete, escritório especializado em design editorial.

Bruno Ferraz, PUC-Rio

Graduado em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes – UFRJ. Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação/Computação Gráfica na COPPE/UFRJ e doutorando na PUC-Rio onde pesquisa visualização de dados e storytelling design. Atuou na área de desenvolvimento de narrativas visuais em segmentos como jogos, animação e ilustração. Possui vasta experiência em criação de storyboard e em gerenciamento de projetos multimídia. Dirigiu e produziu o filme Retornável que recebeu o prêmio Animamulti (Júri Popular) do Anima Mundi e os troféus Green Nation (Júri oficial e popular). Lecionou a disciplina de Autoração e conduziu projetos de alunos que integravam diversas disciplinas no Curso Técnico em Multimídia do NAVE-Rio (Oi Futuro/SEEDUC-RJ). Foi professor substituto na ECO-UFRJ lecionando computação gráfica, tecnologia da produção, webdesign e animação. Participou do projeto de formação Americanas Futuro-lab com mentoria da iniciativa ExACTa da PUC-Rio. Atualmente, trabalha como Scrum master no setor de inovação da OceanPact, empresa focada no desenvolvimento de soluções para o uso sustentável dos oceanos.

Mônica Costa, UERJ-ZO

Bacharel em Matemática pela PUC-Rio, Mestre e Doutora em Informática também pela PUC-Rio. Durante um pós-doutorado, trabalhou no Centro de Modelagem e Simulação Humana da Universidade da Pensilvânia. Tem especial interesse por abordagens inovadoras em Educação, em particular por aquelas que exploram as possibilidades advindas do uso da tecnologia. Entre 2008 e 2015, trabalhou como Coordenadora do Curso Técnico em Multimídia do Programa NAVE-Rio (Oi Futuro/SEEDUC-RJ), e foi responsável pela sistematização da estratégia pedagógica do curso. Em 2017, propôs um curso para educadores dedicado a promover a reflexão sobre o que deve ser a escola do século XXI, ministrado na PUC-Rio. Em 2018, participou do Educação 360 STEAM, evento realizado pelos jornais O Globo e Extra, ministrando o workshop para educadores Metodologia de Projeto Aplicada à Criação de Apps. É Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Exatas e Engenharias da UERJ-ZO, onde coordena o IdeiaLab, laboratório para promoção da inovação na Indústria e para a experimentação de metodologias ativas de ensino.

Downloads

Publicado

2023-11-07

Como Citar

Mello Guimarães de Oliveira, C., Ferraz de Melo, B., & Ferreira da Costa, M. M. (2023). Projeto Infográfico: relato de experiência sobre o ensino de Design de Informação em uma escola de Ensino Médio Integrado. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 20(2). https://doi.org/10.51358/id.v20i2.1100

Edição

Seção

Artigos