No rastro da ave-do-paraíso: design da informação em técnicas históricas de reprodução de imagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v20i2.1104

Resumo

Este artigo propõe investigar como a reprodução de imagem impactou as condições de vulgarização do conhecimento científico, a partir de estratégias de representação e comunicação visual. Como técnicas históricas de reprodução de imagem, entende-se aqui a gravação manual da matriz (i.e. xilografia, calcografia e litografia) que antecederam os processos fotomecânicos até o final do século XIX. Como estudo de caso, a pesquisa foi conduzida por representações visuais da ave-do-paraíso – pássaro exótico, oriundo de ilhas do Sudeste Asiático, inacessível então para a Europa – abordando como este se dá a conhecer para um público mais amplo, através de gravuras de reprodução de imagens. Serão abordadas questões relacionadas aos modos de representação visual e às técnicas gráficas como atributos fundamentais para a compreensão do tema, discutindo-se suas diferentes linguagens, características, limitações e potencialidades para o domínio e aquisição de conhecimento mediados pelo design de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena de Barros, Escola Superior de Desenho Industrial - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Helena de Barros é professora adjunta de design de comunicação na ESDI/ UERJ. Doutora e mestre em Design pela mesma instituição (Prêmio CAPES de Tese 2019 e 32º Prêmio Museu da Casa Brasileira). Pesquisadora do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional 2018-2019 e membro do grupo de pesquisa do CNPQ Memoráveis. Designer, artista visual, colecionadora de impressos de época, pesquisa sobre linguagem visual, imagem, cor, técnicas gráficas, memória gráfica e impressos efêmeros, com ênfase na cromolitografia brasileira.

Downloads

Publicado

2023-11-07

Como Citar

de Barros, H. (2023). No rastro da ave-do-paraíso: design da informação em técnicas históricas de reprodução de imagem. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 20(2). https://doi.org/10.51358/id.v20i2.1104

Edição

Seção

Artigos