Reading hotspots: a method to evaluate reader and mediator’s experience with children’s digital books

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v20i3.1108

Resumo

One of the main reasons why children’s reading is compromised in digital books are poorly designed hotspots – interaction areas. This study describes the development of a method to evaluate children’s and mediators’ experience while reading digital books on mobile interaction devices (MIDs). We reviewed and extended a set of metrics to assess the readers’ experience through ludic approaches and data-gathering methods. Building on previous research we extended the Multimodal Analysis model. The method was validated through empirical tests with 6 dyads of parent-child involved in joint reading in a total of 18 sessions. The results corroborate the effectiveness of the method informing the design and development of children’s books for MIDs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Menegazzi, UFSC

Doutor em Design pela Universidade Federal do Paraná (PPGDesign/UFPR), com bolsa CNPq de Doutorado Sanduíche no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho (UMinho), em Braga – Portugal. É professor  no Departamento de Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina (EGR/UFSC) onde leciona Ilustração Digital e Publicações Digitais, entre outras disciplinas. Atua também como ilustrador, tendo ilustrado livros e participado de exposições de arte. Suas atuais atividades de pesquisa e extensão estão focadas principalmente nas áreas de Ilustração e Design de Interfaces Gráficas e Publicações Digitais para crianças, dentre elas o projeto Childrens Books Going Mobile que pesquisa e desenvolve livros infantis digitais baseados em sistemas e tecnologias interativas, locativas e móveis

Cristina Sylla, Universidade do Minho

Investigador Principal no Centro de Estudos da Criança, na Universidade do Minho, no norte de Portugal, e membro de pesquisa do Instituto de Tecnologias Interativas ITI/LARSyS, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Minha pesquisa se concentra no design, desenvolvimento e avaliação de materiais pedagógicos inovadores, como Manipulativos Digitais / Interfaces Tangíveis (TUIs), focando na interseção de jogos tradicionais e atividades lúdicas com as novas soluções tecnológicas interativas. Tais materiais têm o potencial de promover o envolvimento experimental, participativo e ativo de crianças pequenas com a tecnologia.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Menegazzi, D., & Sylla, C. (2023). Reading hotspots: a method to evaluate reader and mediator’s experience with children’s digital books. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 20(3). https://doi.org/10.51358/id.v20i3.1108

Edição

Seção

Artigos