Educando com design de animação: uma metodologia de ensino e aprendizagem

Autores

  • Márcio Cleyton Vasconcelos Barbosa UFPE
  • Pedro Henrique Gomes dos Santos UFPE
  • Manoel Guedes Alcoforado UFPE
  • Anna Rita Sartore UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v9i1.112

Palavras-chave:

design, animação, educação, metodologia, tecnologia

Resumo

As novas tecnologias digitais têm trazido mudanças de paradigma na sociedade com relação aos processos de aprendizagem. Todavia, a escola, sobretudo na sua vertente pública e gratuita, se mantém distante desse processo de transformação, tanto pelo desconhecimento das possibilidades propiciadas por esses novos recursos, quanto pela dificuldade de adaptação às suas propostas metodológicas. Acreditamos que o Design de Animação pode alterar essa realidade ao adequar os conteúdos de ensino a recursos disponibilizados pelas novas plataformas digitais. Logo, o presente artigo apresentará uma metodologia que possa auxiliar os professores na aplicação do Design de Animação em sala de aula, visando favorecer a motivação que precisa estar presente no processo de ensino e aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Cleyton Vasconcelos Barbosa, UFPE

Graduando em Design, UFPE – CAA, bolsista do Programa de Educação Tutorial denominado PET Infoinclusão do MEC/SESu/DIFES. Com atuação na área de Design Instrucional, Design da Informação, Design e Ergonomia, Design e Sustentabilidade e Tecnologias voltadas para a Educação.

Pedro Henrique Gomes dos Santos, UFPE

Graduando em Design, UFPE – CAA, bolsista do Programa de Educação Tutorial denominado PET Infoinclusão do MEC/SESu/DIFES. Com atuação na área de Design Instrucional e Design do Produto. Possui Trabalhos publicados sobre Design e Educação, Sustentabilidade e Ergodesign.

Manoel Guedes Alcoforado, UFPE

Doutorando em Design, UFPE/CAA – UNESP/FAAC, Professor Assistente II do curso de Design da UFPE, Mestre em Design pela UFPE (2007) Especialista em Design da Informação pela UFPE (2002), Graduado em Desenho Industrial pela UFPE (1996), Membro da SBDI e Pesquisador nas áreas de: Design da Informação, Sustentabilidade e Tecnologia de Representação e Prototipagem.

Anna Rita Sartore, UFPE

Doutora em Educação, USP, Mestre em Educação pela USP, Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas e em Pedagogia, Professora Adjunta da UFPE, Coordenadora Geral do Programa de Educação Tutorial, MEC/SESu/DIFES, de Infoinclusão. Com atuação na área da Educação, com ênfase na formação de Professores, Tecnologias, Ciências e Relação entre Psicanálise e Educação.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

Barbosa, M. C. V., dos Santos, P. H. G., Alcoforado, M. G., & Sartore, A. R. (2013). Educando com design de animação: uma metodologia de ensino e aprendizagem. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 9(1), 21–32. https://doi.org/10.51358/id.v9i1.112

Edição

Seção

Artigos