Sistema de informação de transporte público coletivo no Brasil: algumas considerações sobre demanda de informação dos usuários em pontos de parada de ônibus

Autores

  • Cristine Lanzoni UFPR
  • Cristiele Scariot UFPR
  • Carla Galvão Spinillo UFPR

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v8i1.114

Palavras-chave:

transporte público, sistema de informação, ponto de parada

Resumo

O presente artigo traz algumas considerações sobre a demanda por informação de usuários do serviço de transporte público coletivo nos pontos de parada de ônibus. Pela nova legislação brasileira de mobilidade urbana, o poder público deve prover a população, nos pontos de parada de embarque e desembarque, com informações sobre: itinerários; horários; tarifas dos serviços; e formas de interação com outros modais. Questiona-se neste artigo, então, se essas informações são suficientes para que o usuário possa realizar a tarefa de uso do transporte público coletivo de maneira eficaz. Os aspectos discutidos podem auxiliar o planejamento e design de sistemas de informação destinados a usuários do transporte público coletivo brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristine Lanzoni, UFPR

 

Bacharela em Design Gráfico pela Universidade Federal do Paraná, é atualmente aluna do Mestrado em Design de Sistemas de Informação do PPGDesign UFPR. Tem como principais áreas de pesquisa o design da informação, o ambiente urbano e sistemas de transporte público.

 

Cristiele Scariot, UFPR

Bacharela em Design Gráfico pela UFPR, é atualmente mestranda do PPGDesign UFPR e tem como principais áreas de pesquisa o design da informação, sistemas complexos de informação visual e o design centrado no usuário.

Carla Galvão Spinillo, UFPR

Doutora em Typography Graphic Communication - University of Reading, Inglaterra, é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq [nível 2] com posdoutorado na University of Avans, Holanda. Atualmente é professora adjunto do PPGDesign da UFPR.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

Lanzoni, C., Scariot, C., & Spinillo, C. G. (2013). Sistema de informação de transporte público coletivo no Brasil: algumas considerações sobre demanda de informação dos usuários em pontos de parada de ônibus. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 8(1), 54–63. https://doi.org/10.51358/id.v8i1.114

Edição

Seção

Iniciação Científica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>