Avaliação de usabilidade do Mobiteste, um aplicativo educacional para dispositivos móveis

Gabriela Trindade Perry, Marcelo Leandro Eichler, Guilherme Resende

Resumo


Neste artigo apresenta-se o caso do aplicativo Mobiteste – com o qual é possível criar provas com questões de múltipla escolha – e os resultados de uma avaliação com usuários. Tal avaliação foi realizada a partir de coleta de dados através de logs e de questionários. O resultado da avaliação aponta que a estratégia de projeto utilizada foi equivocada: (1) sob o ponto de vista técnico – o que obscureceu os pontos positivos da iniciativa – e (2) no que tange à forma como a transmissão dos dados que foi modelada – que fez com que os dados tivessem de ser transmitidos com muita frequência, gerando frustração no usuário quando o acesso à rede 3G era limitado. Em relação à estratégia de avaliação com os usuários, destaca-se que ela ocorreu dentro do planejado, e que as estratégias de divulgação e coleta de dados obtiveram sucesso.

Palavras-chave


projeto de interfaces, dispositivos móveis, avaliação de usabilidade

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