Critério para avaliação de notações de engenharia fundamentados em princípios do design da informação: estudo preliminar

Autores

  • Carlo Alessandro Zanetti Pece [UFPB]
  • Stephania Padovani [UFRPE]
  • Sérgio Frascino Müller de Almeida [ITA]

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v2i1.14

Palavras-chave:

notações de engenharia, critérios, avaliação

Resumo

As notações utilizadas nas disciplinas de cinemática e dinâmica de pontos materiais e de corpos rígidos ministradas em cursos de engenharia apresentam, muitas vezes, problemas. Esses problemas são de variada magnitude e natureza, destacando-se: arbitrariedade, pouca diferenciação e, por vezes, mesmo inconsistência, tanto conceitual quanto estrutural. O presente trabalho, um estudo exploratório, propõe critérios preliminares para a avaliação de notações utilizadas na engenharia, particularmente as supra-mencionadas. Tais critérios são fundamentados em princípios do design da informação.Três categorias de agrupamento dos critérios foram adotadas: o escopo, a estruturação da informação e a apresentação visual. Espera-se que a aplicação desses critérios venha a contribuir para o desenvolvimento de notações com mecanismos gráficos e diagramáticos que garantam a hierarquia informacional, a lógica estrutural e a boa discriminabilidade. O artigo ainda versa sobre os benefícios educacionais potenciais associados a cada um desses critérios, além dos limites de aplicação das soluções engendradas. Por fim apresentam-se alguns exemplos ilustrativos de notações pertinentes onde são identificados problemas com base nos critérios propostos.

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Biografia do Autor

Carlo Alessandro Zanetti Pece, [UFPB]

Carlo Pece formou-se em Engenharia Mecânico-Aeronáutica pelo ITA em 1993. Obteve seu
mestrado em Mecânica dos Sólidos e Estruturas na mesma instituição em 1995. Concluiu seu
doutorado também no ITA em 2002 na área de Mecatrônica e Dinâmica de Sistemas
Aeroespaciais. Desde 2004 é professor e pesquisador do Departamento de Tecnologia Mecânica
da Universidade Federal da Paraíba, onde ministra as disciplinas de Mecânica Geral e Resistência
dos Materiais.

Stephania Padovani, [UFRPE]

Stephania Padovani formou-se em Desenho Industrial pela ESDI-UERJ em 1996. Obteve seu
mestrado em Design pela PUC-Rio em 1998 na área de ergonomia e usabilidade. Concluiu seu
doutorado na Universidade de Loughborough em 2001 na área de Ergonomia Cognitiva. Desde
2002 é professora e pesquisadora do Departamento de Design da Universidade Federal de
Pernambuco, onde leciona na graduação e pós-graduação e desenvolve pesquisas na área de
Ergonomia da Interação Humano-Computador.

Sérgio Frascino Müller de Almeida, [ITA]

Sérgio Frascino Müller de Almeida formou-se em Engenharia Mecânica-Aeronáutica no ITA em
1978. Realizou programa de mestrado na mesma instituição em Engenharia Aeronáutica e
Mecânica, tendo-o concluído em 1982. Doutorou-se em Aerospace Engineering pela University of
Kansas em 1986. É docente no ITA, na Divisão de Engenharia Mecânica-Aeronáutica desde 1990,
sendo Professor Titular desde 1993. As suas áreas de atuação incluem estruturas de materiais
compósitos e dinâmica de sistemas.

Publicado

2010-09-15

Como Citar

Pece, C. A. Z., Padovani, S., & Almeida, S. F. M. de. (2010). Critério para avaliação de notações de engenharia fundamentados em princípios do design da informação: estudo preliminar. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 2(1), 8–15. https://doi.org/10.51358/id.v2i1.14

Edição

Seção

Artigos

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