Uma ferramenta de Visualização da Informação para analisar o comportamento do aluno em um ambiente e-learning e sua trajetória de aprendizagem

Barbara Moissa, Eduardo José de Borba, Avanilde Kemczinski, Isabela Gasparini

Resumo


A visualização é o processo de apresentar os resultados de um dado processo de extração ou de uma determinada busca, de forma a permitir que o usuário tenha acesso ao maior número possível de dados resultantes de uma pesquisa, de forma usável e clara. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma ferramenta de visualização da informação para analisar o comportamento do aluno em um ambiente e-learning e explorar o conceito de trajetória de aprendizagem para ser incorporado futuramente na ferramenta. O objetivo da ferramenta é possibilitar que o professor compreenda melhor o comportamento de seus alunos frente ao ambiente e dê suporte a tomada de decisões em relação ao conteúdo pedagógico adaptado as necessidades dos alunos. Como resultado a ferramenta foi implementada e está em uso no ambiente AdaptWeb® (Ambiente de Ensino-Aprendizagem Adaptativo na Web).

Palavras-chave


Visualização da Informação, Trajetória de Aprendizagem, e-learning

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.