Revisão Sistemática e Bibliometria facilitadas por um Canvas para visualização de informação

Autores

  • Ivan Luiz de Medeiros Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alessandro Vieira Universidade federal de Santa Catarina
  • Gilson Braviano UFSC
  • Berenice Santos Gonçalves UFSC

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v12i1.341

Palavras-chave:

Revisão Sistemática, Pesquisa bibliométrica, Visualização de Informação

Resumo

A pesquisa por referências bibliográficas, parte fundamental do trabalho acadêmico, demanda rigor em termos de busca, seleção e tratamento de dados. Em vista disso surgiu a revisão sistemática e a análise bibliométrica de literatura, com o propósito de integrar protocolos quantitativos para pesquisas de referências. Tais métodos de pesquisa, comuns na área da Saúde e da Engenharia, são ainda pouco difundidos em Ciências Humanas e Sociais aplicadas. Este artigo objetiva: 1) Apresentar os procedimentos de revisão sistemática e análise bibliométrica para o público ainda não familiarizado com estes; 2) Oferecer um processo de pesquisa adaptado, através de Visualização de Informação, para tornar os procedimentos e seus resultados de mais fácil compreensão. Partindo de uma revisão de literatura, foi desenvolvido pelos autores um processo de revisão sistemática e análise bibliométrica baseado no método Proknow-C, desenvolvido na UFSC. Também constam como resultados instrumentos visuais testados em uma oficina na Semana de Pesquisa e Extensão de 2014, da UFSC: um Canvas e um Quadro-Síntese de processo de revisão bibliográfica e bibliometria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Luiz de Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina linha de pesquisa Gestão do Design. Mestre em Engenharia de Produção - SOCIESC. Especialista em Ergonomia pela UFPR. Graduado em Design, com habilitação em projeto de produto pela Univille. Trabalhei durante 6 anos como Designer de produto e embalagens em empresas de Joinville. De 2008 até 2013 lecionei na graduação em Design da Univille. Atualmente professor efetivo no Departamento de Expressão Gráfica de UFSC. 

Alessandro Vieira, Universidade federal de Santa Catarina

Bacharel e Formação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004.1). Áreas de competência: aplicação de Psicologia Comportamental no desenvolvimento de mídias interativas em equipes multidisciplinares envolvendo Design, Computação e Engenharia. Oito anos de experiência em empresas com Design de Interação e Game Design. Atuou com Pesquisa & Desenvolvimento na Fundação CERTI, e nas seguintes empresas de games: Hoplon Infotainment, Techfront e FisioGames. Sócio-fundador da Performansys, empresa do ramo de cursos e consultorias em Engenharia Comportamental.

Gilson Braviano, UFSC

É Licenciado em Matemática e Mestre em Engenharia de Produção, na área de Pesquisa Operacional, pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Matemática Aplicada pela Université Joseph Fourier (Grenoble-França). É professor do Departamento de Expressão Gráfica da UFSC, atuando no Mestrado e Doutorado em Design. Integrou, por cinco anos, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. Suas áreas de interesse envolvem os Métodos de Representação, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e a Estatística. É tutor do grupo PET Conexões de Saberes da UFSC, preside a ABEG - Associação Brasileira de Expressão Gráfica e integra, no INEP/MEC, o Banco de Avaliadores das Instituições de Ensino Superior Brasileiras.

Berenice Santos Gonçalves, UFSC

Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e graduação em Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Atualmente exerce a função de professor adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina onde ministra disciplinas nas áreas de Teoria da Cor e Ergonomia e usabilidade para o curso de Graduação em Design. Atua no Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica [Mestrado] e no Doutorado em Design. Desenvolve pesquisas nas linhas de Hipermídia e mídia a partir dos seguintes eixos: "Hipermídia para Aprendizagem", "Interfaces e interação" e "Design Editorial no contexto das tecnologias digitais". È membro do grupo de pesquisa do CNPq "Ambientes Hipermidia para apoio ao processo ensino aprendizagem"

Downloads

Publicado

2015-08-24

Como Citar

Medeiros, I. L. de, Vieira, A., Braviano, G., & Gonçalves, B. S. (2015). Revisão Sistemática e Bibliometria facilitadas por um Canvas para visualização de informação. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 12(1), 93–110. https://doi.org/10.51358/id.v12i1.341

Edição

Seção

Artigos