Uso de Hipermídia Adaptativa no ensino de Design da Informação

Maria Paula S. Reis, Andre S. Monat

Resumo


A representação espacial e a orientação pelo espaço têm se tornado cada vez mais complexos com o desenvolvimento da humanidade. Por isso, mapas e wayfinding são uma grande fonte de estudos para o design da informação. Esse artigo propõe a formulação de um curso virtual sobre mapas e wayfinding com a utilização de hipermídia adaptativa. Os assuntos abordados tanto em mapas quanto em wayfinding estão intimamente relacionados, principalmente quando apresentados do ponto de vista do design. Visto que o conteúdo do curso é dividido em duas grandes seções que possuem muito em comum, idealizou-se um curso virtual que, através da navegação adaptativa, visa a tornar o processo de aquisição da informação mais eficiente. O uso de técnicas de hipermídia adaptativa viabiliza que um material instrucional se mostre diferente para cada tipo de aluno que o utilize. Isto se torna particularmente importante quando se quer prevenir problemas de desorientação entre aqueles que navegam por um curso virtual. Estas técnicas evitam que o aluno seja levado a ler sobre assuntos já analisados pelo mesmo e como as opções de navegação são alteradas conforme os estados cognitivos do aluno.

[ Download ]


Palavras-chave


hipermídia adaptativa; design da informação; design instrucional

Apontamentos

  • Não há apontamentos.