Rótulos cromolitográficos brasileiros: efêmeros, memória gráfica, cultura material e identidade nacional | Brazilian chromolithographic labels: ephemera, graphic memory, material culture and national identity

Helena de Barros, Washington Dias Lessa, Edna Cunha Lima, Guilherme Cunha Lima

Resumo


O presente artigo apresenta a primeira parte de pesquisa voltada para o estudo de rótulos cromolitográficos de produtos brasileiros, com ênfase nas estratégias técnico-projetuais adotadas em sua realização. Localiza inicialmente as áreas de estudo às quais a pesquisa se conecta: impressos efêmeros e memória gráfica brasileira, assim como apresenta as características técnicas da cromolitografia. Em seguida identifica as instituições, na cidade do Rio de Janeiro, que preservam esse tipo de artefato – Fundação Biblioteca Nacional e Arquivo Nacional –, descrevendo em linha gerais os acervos encontrados. Desse material foi feita uma seleção de 100 espécimes, com base em sua maior elaboração gráfica, a qual constitui o corpus da pesquisa. É apresentada, então, uma primeira compreensão desse corpus a partir da identificação de dois conjuntos: rótulos e embalagens para consumo de luxo e para consumo popular. A partir desses enquadramentos são desenvolvidas análises preliminares das características técnico-gráficas – com ênfase na construção da cor – e das estratégias iconográficas. Destaca-se a presença de elementos iconográficos brasileiros nos rótulos para consumo popular, em contraposição aos temas europeus nos rótulos para consumo de luxo.

This paper presents the first part of a research, which studies chromolithographic labels
of Brazilian products, emphasizing technical and projectual strategies on their execution.
We will first present Ephemera and Brazilian Graphic Memory – areas of study in
connection with this research, and also describe the chromolithography technique. We
will identify two institutions in the city of Rio de Janeiro that hold this kind of artifact
– Fundação Biblioteca Nacional and Arquivo Nacional – describing their collection of
chromolithographed labels. A selection of 100 labels, based on the graphic elaboration
of the material, constitutes the research corpus. A first approach of this corpus is based
on the identification of two sets: labels for luxury consumption and labels for popular
consumption. By this framing, we will develop preliminary analysis of the graphic-technical
approach – emphasizing their color construction – and their iconographic strategies,
highlighting the presence of Brazilian’s iconographic elements on the labels for popular
consumption and European themes on the ones for luxury consumption.


Palavras-chave


cromolitografia, rótulos, memória gráfica brasileira, cultura material, identidade nacional

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