Uma proposta de design na leitura: reflexões sobre sujeitos, objetos-livro e políticas públicas para a formação do leitor | A proposal of design in reading: reflections on subject, book as object and public policies for the formation of the reader

Maíra Gonçalves Lacerda, Jackeline Lima Farbiarz

Resumo


A partir da apresentação do conceito de Design na Leitura e da reflexão a respeito dos lugares ocupados pelo Design nos livros de literatura voltados para crianças e jovens chancelados pelas políticas públicas, o  presente artigo procura avaliar as relações existentes entre sujeitos leitores, objetos-livro e políticas públicas para a formação do leitor.  A exposição do processo metodológico desenvolvido para análise gráfica de livros selecionados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), para os jovens estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, e apresentação dos dados encontrados resultaram na elaboração de propostas que visam contribuir para a consolidação do Design como campo interdisciplinar junto às diretrizes nacionais de fomento à leitura.

This paper evaluates the relationships among readers, books and public policies for
readers’ education based on the presentation of the concept of Design in Reading and
the reflection on the role of Design in literature books targeted at children and young
people that are recognized by public policies. The methodology involved the graphic
analysis of books that were selected by the National Program of School Libraries
(Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE) for young students at the last years
of Basic Education. This analysis resulted in proposals that aim at contributing to the
consolidation of Design as an interdisciplinary field in national guidelines for reading
promotion.


Palavras-chave


livros para crianças e jovens, políticas públicas de fomento à leitura, Design na Leitura

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