Infografia além da objetividade | Infographics beyond objectivity

Autores

  • Mariana Lapolli Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v14i3.560

Palavras-chave:

infografia, estética, funcionalidade

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o papel funcional e estético de um infográfico. Para isto, dados foram coletados a partir entrevistas semiestruturadas com infografistas e pesquisadores da área, bem como a partir de uma pesquisa bibliográfica. Para exemplificar esta discussão, são apresentados os trabalhos desenvolvidos pelo infografista, jornalista, artista, consultor e professor Jaime Serra. Seus infográficos demonstram um deslocamento da obra do âmbito jornalístico para o artístico, oferendo outra dimensão para o valor estético das infografias, demonstrando que com este recurso é possível ir além da objetividade.

__________

The purpose of this article is to discuss the functional and aesthetic role of an infographic. For this, data were collected from semistructured interviews with infographics and researchers in the area, as well as from a bibliographical research. To exemplify this discussion, works developed by the infographist, journalist, artist, consultant and professor Jaime Serra are presented. His infographics demonstrate a shift from journalistic to artistic, offering another dimension to the aesthetic value of infographics, demonstrating that with this resource it is possible to go beyond objectivity.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Lapolli, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, mestre, doutora e pós-doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Escritora, editora de arte e membro do corpo editorial da Editora Pandion. Tem publicado pesquisas nas áreas de novas mídias, narrativas, infografia, etc.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Lapolli, M. (2017). Infografia além da objetividade | Infographics beyond objectivity. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 14(3), 309–320. https://doi.org/10.51358/id.v14i3.560

Edição

Seção

Artigos