Recursos diagramáticos aplicados ao desenho de esboço no processo de concepção projetual: Uma análise sob a perspectiva da psicologia da imagem | Diagram applied to sketches in the design process: An analysis from the perspective of psychology of representation

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v16i1.679

Palavras-chave:

Desenho de esboço, diagrama arquitetônico, análise gráfica

Resumo

Os desenhos de esboço são ferramentas muito próximas ao arquiteto durante o processo projetual, principalmente na sua fase de concepção, visto que o permite transmitir com agilidade a ideia mental. Levando em consideração que a concepção do projeto é, para muitos arquitetos, parte fundamental do processo, o foco deste estudo é dado à aplicação, quase sempre natural, de recursos diagramáticos, fundamentais para expressar e ordenar a complexa quantidade de informações inerentes ao projeto de arquitetura, nas suas diversas fases, nos desenhos de esboços, com o intuito de tornar a comunicação cada vez mais sintética, clarificando a ideia central a ser transmitida ao fruidor. Para a análise dos desenhos de esboço, foi desenvolvido um quadro, baseado nos estudo de psicologia da imagem e information design, que analisa os aspectos técnicos, comunicativos e cognitivos do desenho, levando em consideração a relação intrínseca entre a representação, a concepção e a percepção do projeto. O resultado da investigação sugere que cada desenho de esboço tem um propósito específico e um conceito a esclarecer, que é influenciado diretamente pelo tipo de representação, adotado por uma determinada percepção do arquiteto.

*****

Sketches are contiguous tools for architects during the design process, especially in the conception phase whereas they are able to convey agile a mental idea. Taking into account that to concept is, for many architects, a fundamental part of the process, the research focus is concerning the usage, often natural, of diagrammatic resources. These media are fundamental to express and to order the complex amount of information inherent in the architecture project, in its various phases, such as in sketches, for the purpose of becoming communication increasingly more synthetic. Toward sketches analysis, a chart was design, based on psychology of representation studies and information design. Both areas analyze technical, communicative and cognitive aspects of drawing, considering the intrinsic relation between the representation, the conception and the perception of the project. The result suggests that each sketch has a specific purpose and a concept to be clarified, which is directly influenced by the type of representation, adopted by a certain perception of the architect.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raissa Araujo Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas

Estudante de graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas, cursando o 10° período do curso e ingressada no programa de Pós graduação da Universidade Estadual de Campinas como estudante especial. Participa do grupo de pesquisa orientado pelo Prof. Dr. Daniel de Carvalho Moreira e desenvolve pesquisas na área de representação gráfica.

Daniel de Carvalho Moreira, Universidade Estadual de Campinas

Arquiteto e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é Professor Doutor II (MS-3.2) em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É docente do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade. Foi Coordenador Associado do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Vice-Chefe do Departamento de Arquitetura e Construção e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade (PPG-ATC) da FEC/UNICAMP. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto e Desenho, atuando principalmente nos seguintes temas: Programa Arquitetônico, Projeto Arquitetônico e Desenho Arquitetônico.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Rodrigues, R. A., & Moreira, D. de C. (2019). Recursos diagramáticos aplicados ao desenho de esboço no processo de concepção projetual: Uma análise sob a perspectiva da psicologia da imagem | Diagram applied to sketches in the design process: An analysis from the perspective of psychology of representation. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 16(1), 16–34. https://doi.org/10.51358/id.v16i1.679

Edição

Seção

Artigos