Design da informação para artefatos computacionais: fluxos e interações | Information design for computational artifacts: flows and interations

Érico Mineiro, Claudio Magalhães

Resumo


Este artigo tem como objetivo produzir subsídios que auxiliem a compreensão de implicações da difusão de tecnologias computacionais embarcadas sobre práticas de design e de design da informação. Para tanto foi conduzida uma revisão bibliográfica e documental visando caracterizar artefatos com computação embarcada (artefatos computacionais) e evidenciar particularidades de projeto e desenvolvimento destes artefatos. A trajetória tecnológica dos sistemas computacionais embarcados é introduzida, com ênfase nos aspectos relacionados à sua difusão. Em seguida os artefatos computacionais são caracterizados em termos de sua estrutura e em termos comparativos com artefatos existentes. Particularidades de projeto e desenvolvimento de artefatos computacionais são evidenciadas e formas típicas de aprendizagem são identificadas, incluindo as comunidades de prática que se formaram em torno desta difusão tecnológica. Por fim, discute-se as implicações desta difusão tecnológica para o design. Sugere-se uma ampliação de escopo e de objeto de estudo e projeto para o design da informação a fim de viabilizar contribuições efetivas para o design de artefatos computacionais.

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This article aims the production of subsidies that help the understanding of the implications of the difusion of embedded computational technologies for information design and design practices. In this sense a bibliographic and documental review was conducted to characterize computing artifacts and to highlight particularities of design and development of these artifacts. The technological trajectory of the embedded systems is introduced with emphasis on the processes related to its diffusion. Next, computational artifacts are characterized in terms of their structure and comparred with existing artifacts. Particularities of design and development of computational artifacts are evidenced and typical forms of learning are highlighted, including the communities of practice that are formed around these technologies. Finally, implications of this technological difusion for design are discussed. It is suggested an extension of the scope and the object of study and practices of information design in order to make feasible effective contributions for the design of computational artifacts.



Palavras-chave


design da informação, artefatos computacionais, sistemas embarcados

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