Metodologia para inventário de revistas | Methodology for magazines inventory

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v16i3.769

Resumo

Este artigo demonstra uma proposta metodológica utilizada para inventariar quantitativamente e qualitativamente revistas capixabas encontradas nos três principais acervos públicos do Espírito Santo. O inventário foi pensado para apresentar dados sistematizados e concisos a fim de facilitar a utilização destas revistas como fontes de coleta de dados em pesquisas posteriores de áreas diversas. 

****

This paper demonstrates a methodological proposal used to inventory quantitatively and qualitatively capixaba magazines found in the three main public collections from Espírito Santo. The inventory was planned to present systemized and concise data in order to facilitate the usage of those magazines as data collection sources in later researches from distinct fields.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Pedruzzi Fonseca, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Design (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em Design (2008) pela mesma instituição e bacharel em Desenho Industrial - Programação Visual (2005) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como professora adjunto IV no curso de design da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Laboratório de Design: História e Tipografia - LadHT, que possui atividades de pesquisa e extensão relacionadas à Memória Gráfica Brasileira. Coordena a gestão do Laboratório de Design Instrucional - LDI (ldi.eadufes.org), onde são produzidos materiais didáticos para os cursos EAD da Ufes. É pesquisadora do Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes de Inovação - LabTAR (labtar.ufes.br), que é um ambiente multidisciplinar com a missão de gerar e difundir conhecimentos e tecnologias que promovam a inovação baseada na cocriação com os usuários. Participa do Grupo de Pesquisa, cadastrado no CNPq: Imprensa e circulação de ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX. É autora do livro Uma revolução gráfica: Julião Machado e as revistas ilustradas no Brasil, 1895-1898 (Blucher, 2016).

Downloads

Publicado

2019-11-17

Como Citar

Matos, K. T., Nascimento, B. B., Santos, M. N., & Fonseca, L. P. (2019). Metodologia para inventário de revistas | Methodology for magazines inventory. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 16(3), 456–466. https://doi.org/10.51358/id.v16i3.769

Edição

Seção

Iniciação Científica