Design gráfico na exposição Renato Russo: reflexões sobre a comunicação visual | Graphic design at Renato Russo exhibition: reflections regarding visual communication

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v17i2.794

Palavras-chave:

design gráfico, exposição, renato russo, design ambiental

Resumo

Renato Manfredini Júnior ou Renato Russo, cantor e compositor, teve uma exposição inteiramente dedicada a sua vida e produção, no ano de 2017, no Museu de Imagem e do Som - MIS, na cidade de São Paulo. A exposição contou com um design de cenografia e expografia desenvolvidos exclusivamente para o evento que somados a um projeto de design gráfico dividiram uma linguagem relacionada ao artista. A partir de textos de Herreman (2004), Screven (1992) e Dean (1996) onde o tema sobre exposições e linguagem gráfica são discutidos pretende-se uma aplicação dos conceitos enquanto confrontados com os itens presentes na exposição e comentados à luz de Lupton e Phillips (2008).

*****

The achievement of singer and composer Renato Manfredini Júnior, or Renato Russo, was the theme of an exhibition at the Museum of Image and Sound - MIS-SP, in 2017, in the city of São Paulo.The exhibition featured the design of scenography and expography developed exclusively for the event. Both, added to the graphic design project applied to the ambience, share a single stylistic language related to the artist. Thus, the objective of this article is to discuss how graphic creations are inserted in environmental design and their relationship with the exhibition and expography, in view of the scarcity of descriptive material regarding the field of temporary exhibitions. Therefore, contributing to bring information design closer to ephemeral practices, something already adjacent to the museal sector. For this purpose, references developed by authors like Herreman (2015), Screven (1992), Lupton and Phillips (2008) and Dean (1996) are mentioned.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alceu Paulo Silva Neto, UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Graduado em Cinema e Arquitetura, mestrando na Universidade Anhembi Morumbi. Programa de Pós-Graduação em Design. São Paulo, SP, Brasil,

Priscila Almeida Cunha Arantes, UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Pós-doutorado pela Pennsylvania State University – USA e UNICAMP. Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq: Design, Arte e Memória: Perspectivas Contemporâneas. É diretora e curadora do Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura desde 2007 e entre 2007 e 2011 foi diretora adjunta do MIS (Museu da Imagem e Som). Contemplada com o prêmio da Getty Foundation (USA), em 2012, para participar da 101 Conferencia Anual da College Art Association (CAA) e o 48 Prêmio Jabuti (finalista) pela publicação Arte@Mídia: perspectivas da estética digital (FAPESP/SENAC).

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Silva Neto, A. P., & Arantes, P. A. C. (2020). Design gráfico na exposição Renato Russo: reflexões sobre a comunicação visual | Graphic design at Renato Russo exhibition: reflections regarding visual communication. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 17(2), 14–28. https://doi.org/10.51358/id.v17i2.794

Edição

Seção

Artigos