Avaliação de mapas de transporte coletivo em terminais urbanos de ônibus da cidade de Curitiba

Autores

  • Audrey Cristine Crocetti Sommavilla
  • Stephania Padovani

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v6i3.82

Palavras-chave:

orientação, mapas de transporte, avaliação

Resumo

Esta pesquisa investigou a qualidade gráfico-informacional e a eficácia comunicacional do mapa da RIT –URBS (Rede Integrada de Transporte) disponível em Terminais de Transporte Coletivo da cidade de Curitiba. Visando atingir tal objetivo, realizou-se um estudo analítico (para identificar as características e deficiências gráfico-informacionais do mapa), seguido de entrevistas com 70 usuários em terminais de transporte coletivo. Os resultados revelaram que o mapa apresenta diversas falhas, o que ocasiona seu abandono pelos usuários, tornando este sistema de informações algo obsoleto nos locais onde se encontra.

[ Download ]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Audrey Cristine Crocetti Sommavilla

Audrey C. C. Sommavilla é graduada no Curso Superior de Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2003), especialista em Design Informacional pela PUC-PR (2008). Desenhista do IPPUC - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, onde sua principal área de atuação é no design informacional de equipamentos públicos e no desenvolvimento de projetos de mobiliário urbano.

Stephania Padovani

Stephania Padovani é graduada em Desenho Industrial pela ESDI-UERJ (1996), mestre em Design pela PUC-RJ (1998) e doutora em Ergonomia Cognitiva pela Loughborough University / Inglaterra (2001). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq [nível 2], professora e pesquisadora do Departamento de Design da UFPR. Suas principais áreas de atuação são ergonomia da interação humano-computador e design da informação, com enfoque nos temas de hipermídia, usabilidade de interfaces e métodos de design centrado no usuário.

Como Citar

Sommavilla, A. C. C., & Padovani, S. (2010). Avaliação de mapas de transporte coletivo em terminais urbanos de ônibus da cidade de Curitiba. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 6(3), 24–37. https://doi.org/10.51358/id.v6i3.82

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>