Avaliação da usabilidade do site da Associação Brasileira de Ergonomia

Autores

  • José Guilherme da Silva Santa Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • João Vitor do Vale Marques Curso de Design da Universidade Federal do Maranhão
  • Raimundo Lopes Diniz Universidade Federal do Maranhão, Brasil
  • Alex Cael Borges Borges Bastos Curso de Design da Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v19i1.824

Palavras-chave:

Avaliação da usabilidade, avaliação heurística, teste de usabilidade

Resumo

O presente trabalho descreve uma pesquisa aplicada a respeito da avaliação da usabilidade do site institucional da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO), com vistas à identificação de falhas de usabilidade e de aspectos para melhoria da interface. Para tanto, foi realizada Avaliação Heurística (AH) com especialistas e Teste de Usabilidade (TU) seguidos de de-briefing e da aplicação de Questionário de Satisfação a usuários. Verificou-se que, de modo geral, os dois métodos (AH e TU) são complementares, por terem permitido a identificação de vários problemas que cada um isoladamente não permitiria. Conclui-se, também, que além dos problemas de usabilidade verificaram-se fragilidades e inadequação com relação a fatores estéticos - segundo especialistas e usuários participantes da pesquisa. Por fim, a partir das falhas de usabilidade identificadas (tanto na avaliação heurística quanto nos testes de usabilidade) e da proposição de soluções por especialistas, foram elencadas diretrizes que poderão ser utilizadas para nortear a equipe de pesquisa em Experiência do usuário no projeto de redesign da interface.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Guilherme da Silva Santa Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

José Guilherme Santa Rosa é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pesquisador na área de design, interfaces, multimídia, ergonomia, neurodesign e interação humano-computador.

Raimundo Lopes Diniz, Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Raimundo Lopes Diniz é professor associado da Universidade Federal do Maranhão e professor e pesquisador na área do design, ergonomia do produto e design centrado no usuário.

Downloads

Publicado

2022-04-04

Como Citar

Santa Rosa, J. G. da S., Marques, J. V. do V., Diniz, R. L., & Bastos, A. C. B. B. (2022). Avaliação da usabilidade do site da Associação Brasileira de Ergonomia. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 19(1). https://doi.org/10.51358/id.v19i1.824

Edição

Seção

Artigos