Caminhos para o fazer projetual no design de comunicação de risco | Paths to do the project in risk communication design

Kelli Cristine Assis Silva Smythe

Resumo


Diante da pandemia do novo coronavírus ampliou-se a necessidade da discussão em torno da temática comunicação de risco. A reflexão sobre o fazer design e a adoção de processos que englobassem as especificidades desta temática, nesse contexto, tornou-se premente. Assim, este artigo apresenta um processo de design estabelecido a partir de teorias e discussões realizadas com alunos de graduação. Para tanto, foram realizadas três etapas: [1] “sensibilização” dos alunos com o tema, [2] “proposição” de um processo pertinente à comunicação de risco, realizado a partir da análise de diferentes processos e princípios de design e [3] “reflexão” acerca das dificuldades sobre o fazer projetual a partir do processo estabelecido. Como resultado obteve-se uma estrutura processual com potencial para utilização em design de comunicação de risco.

*****

In view of the new coronavirus pandemic, the need for discussion around the theme “risk communication” was expanded. The reflection on making design and the adoption of processes that encompass the specificities of this theme in this context has become urgent. Thus, this paper presents a design process established from theories and discussions held with undergraduate students. To this end, three steps were taken: [1] “raising awareness” of students with the theme, [2] “proposing” a process pertinent to risk communication, performed based on the analysis of different design processes and principles and [3] “reflection” about the difficulties on the project making from the established process. As a result, a procedural structure with potential for use in risk communication design was obtained.


Palavras-chave


Processo de design; comunicação de risco; educação em design

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.51358/id.v17i3.847

Apontamentos

  • Não há apontamentos.