Semiótica de interface e interação de usuários

Autores

  • Rita de Cássia Romeiro Paulino
  • Richard Perassi
  • Francisco Antônio P. Fialho

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v7i2.91

Palavras-chave:

semiótica, web, interface

Resumo

O objeto de estudo apresentado neste trabalho propõe uma análise semiótica de um visualizador de e-mails, como uma interface diferenciada com relação aos modelos já existentes para leitura, seleção e organização de e-mails. A teoria semiótica peirceana auxilia na interpretação e compreensão sobre as maneiras como os usuários interagem no ambiente web e permitem entender os processos de significação estabelecidos pelos usuários ao interagirem com uma interface web.

 

[ Download ]

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Romeiro Paulino

Rita de Cássia Romeiro Paulino concluiu o doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2011. É Mestre em Engenharia de Produção, Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Atualmente é WebDesigner Sênior do Instituto Stela. Publicou 9 trabalhos em anais de eventos. Possui 1 software registrado e 4 artigos publicado em evento internacional.

Richard Perassi

Richard Perassi Luiz de Sousa é Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Bacharel em Desenho de Propaganda e Licenciado em Artes Plásticas pelo curso de Educação Artística da Universidade Federal de Juiz de Fora (1986). Atualmente, atua como professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina.

Francisco Antônio P. Fialho

Francisco Antonio Pereira Fialho possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973) e em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Engenharia de Produção, Ergonomia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994).

Publicado

2011-07-15

Como Citar

Paulino, R. de C. R., Perassi, R., & Fialho, F. A. P. (2011). Semiótica de interface e interação de usuários. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 7(2), 13–22. https://doi.org/10.51358/id.v7i2.91

Edição

Seção

Artigos