Design de interface gráfica: interpretação semiótica na composição dos elementos

Autores

  • Rosane de Fátima Antunes Obregon
  • Tarcisio Vanzin
  • Vânia R. Ulbricht

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v7i2.92

Palavras-chave:

design gráfico, composição visual, semiótica

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da página inicial da interface gráfica do Ambiente Virtual de Aprendizagem em Arquitetura e Design – AVA_AD, da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tanto, apóia-se na Teoria Geral dos Signos proposta por Charles Sanders Peirce. Inicialmente, o texto apresenta a fundamentação teórica. Em seguida, apresenta a descrição do objeto em análise. Por fim, os elementos representativos da interface são interpretados de acordo com a teoria estudada, discutindo-se, inclusive, as correlações entre a composição gráfica e os conceitos de signo na perspectiva peirceana.

 

[ Download ]

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane de Fátima Antunes Obregon

Rosane de Fatima Antunes Obregon é Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/EGC, Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Coordenadora de Curso do Centro Universitário do Maranhão e Pedagoga do Laboratório de Hipermída para a Aprendizagem-HiperLab/UFSC.

Tarcisio Vanzin

Tarcisio Vanzin é Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. É professor Adjunto 4 na UFSC. É docente no Programa de Pós-Graduação Arquitetura e Urbanismo/PósArq e em Engenharia e Gestão do Conhecimento/EGC/UFSC ministrando as disciplinas de Produção Hipermídia, Sistema Multimídia, Cibersociedade, Cibercidade, Criatividade e Erros Humanos.

Vânia R. Ulbricht

Vânia R. Ulbricht é Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Atua como pesquisadora na Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne). É professora voluntária no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/EGC/UFSC.

Publicado

2011-07-15

Como Citar

Obregon, R. de F. A., Vanzin, T., & Ulbricht, V. R. (2011). Design de interface gráfica: interpretação semiótica na composição dos elementos. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 7(2), 23–31. https://doi.org/10.51358/id.v7i2.92

Edição

Seção

Artigos