Análise emocional de produtos de design baseada em expressão facial

Cláudio Santos de Almeida

Resumo


Este artigo trata da descrição de um método de análise de produtos baseado na coleta de informações sobre o estado emocional de sujeitos através de reconhecimento de emoções baseado em modificações da face. Fundamentado na classificação de Donald Norman sobre os níveis de interação dos objetos de design com o ser humano, o artigo apresenta um modelo de análise que pode ser usado para obter informações sobre o nível reativo de design. Propõe o uso de Facial Action Coding System através de técnicas automatizadas de reconhecimento facial de forma a reduzir a subjetividade e garantir a praticidade de uso em aplicações dentro e fora de ambientes controlados. Conclui indicando os passos necessários ao desenvolvimento do método a ser aplicado em análise de produtos no mercado brasileiro e iniciando uma discussão acerca dos aspectos culturais do conceito de satisfação no uso de um produto de design.

 

 

[ Download ]

 


Palavras-chave


Design emocional, reconhecimento facial, expressões emocionais, método de análise

Apontamentos

  • Não há apontamentos.