Contribuições do Design para a elaboração de materiais didáticos adequados a crianças com TDAH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1134

Resumo

Este estudo insere-se no contexto do ensino-aprendizagem de crianças com TDAH. Teve como objetivo propor diretrizes para elaboração de materiais didáticos voltados a estudantes com TDAH, de séries iniciais do ensino fundamental. O estudo, de natureza analítica, foi conduzido a partir de dados qualitativos obtidos em entrevista semiestruturada realizada com uma psicopedagoga, especialista em ensino-aprendizagem de crianças com transtornos de neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem. A coleta de dados também envolveu a análise de questões de provas aplicadas a uma criança de 7 anos, com TDAH, estudante do 2º ano do ensino fundamental. A amostra reuniu 9 questões retiradas de provas escolares. A partir das informações obtidas realizou-se a análise de conteúdo, fazendo o cruzamento com o referencial teórico adotado, que reuniu as áreas da Educação e do Design. Como resultados destaca-se: a identificação das características dos materiais didáticos analisados que não contribuem para a compreensão do conteúdo por crianças com TDAH; proposição de dez diretrizes para a estruturação visual de materiais didáticos que auxiliem no direcionamento do foco atencional dos estudantes. Com o estudo também se identificou oportunidades de desdobramentos para outras pesquisas na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Pozza da Costa, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Design da UFSC. Docente na Universidade da Região de Joinville nos cursos de Design e Artes Visuais. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório Iris-2.

Ricardo Triska, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, no Programa de Pós-graduação em Design (mestrado e doutorado), e no curso de Bacharelado em Design.  Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 2.

Giselle Schmidt Alves Díaz Merino, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisadora CNPq-PQ 1D na área de Desenho Industrial. Membro do Comitê de Assessoramento da área Design – CNPq.

Downloads

Publicado

2024-10-18

Como Citar

Pozza da Costa, F., Triska, R., & Schmidt Alves Díaz Merino, G. (2024). Contribuições do Design para a elaboração de materiais didáticos adequados a crianças com TDAH. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 21(2). https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1134

Edição

Seção

Artigos