Grupo Focal como método de avaliação da usabilidade da plataforma de edição de vídeos Runway

Autores

  • José Guilherme Santa Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isis Tatiane de Barros Macêdo Veloso Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0001-5481-7532
  • Gustavo André Falcão Peixoto Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0009-0000-1554-8368
  • Diego Ygor Silva e Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • João Pedro Morais Guedes Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

Este artigo apresenta estudo sobre a avaliação da usabilidade na interação de usuários com a plataforma de edição de vídeos Runway que faz uso de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, por meio da técnica de Grupo Focal, com vistas à caracterização da qualidade na interação com a interface do software, contribuindo para o contexto do âmbito da pesquisa. A pesquisa envolveu a realização de um workshop com o software de edição de vídeos Runway, bem como o universo amostral de oito participantes com conhecimento básico sobre edição de vídeos. Durante o workshop realizou-se de maneira participativa a interação com o software mediante a execução de cinco tarefas. Após a conclusão de todas as atividades, aplicou-se a técnica de Grupo Focal com todos os participantes no intuito de obter feedback sobre a interface da plataforma no tocante à qualidade da interação sob o viés da Experiência do Usuário. Os resultados indicam que prevalece uma avaliação positiva após a interação com o Runway, com ênfase em respostas relacionadas às qualidades inerentes ao software, bem como à avaliação da usabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-10-15

Como Citar

Santa Rosa, J. G., Veloso, I. T. de B. M., Peixoto, G. A. F., Silva e Santos, D. Y., & Guedes, J. P. M. (2024). Grupo Focal como método de avaliação da usabilidade da plataforma de edição de vídeos Runway. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 21(2). Recuperado de https://infodesign.org.br/infodesign/article/view/1138

Edição

Seção

Artigos