Desafios do design da informação para inclusão digital de idosos na perspectiva da literacia em saúde: uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1176

Resumo

Com o crescente acesso aos recursos digitais, o uso desses no monitoramento e autogerenciamento de condições de saúde pode ser promissor. Contudo, para a integração efetiva dessas tecnologias nas rotinas de saúde, é crucial identificar habilidades e recursos do usuário, bem como desenvolver estratégias que atendam às suas necessidades. O objetivo deste estudo foi identificar os tipos de literacias necessárias para que pessoas idosas utilizem aplicativos de saúde. Foi realizada uma revisão de escopo orientada pela metodologia JBI Evidence Synthesis e utilizado o PRISMA-ScR. Selecionaram-se 19 trabalhos, distribuídos entre 2014 e 2024, divididos nas categorias literacia computacional, literacia informacional, literacia midiática e literacia em saúde. Os estudos encontrados apontam para a necessidade de que futuras pesquisas possam aprimorar métodos para avaliar, melhorar a usabilidade e promover a acessibilidade de aplicativos de saúde para pessoas idosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Branquinho Oliveira Fragelli, Universidade de Brasília

Doutora em Ciências da Saúde, com habilitação em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-graduação lato sensu em Neuroaprendizagem pelo Centro Universitário de Maringá. Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade de Brasília e, coordena os projetos de extensão Coletive-se e Educa Uniser. 

Junior Arthur Campêlo de Oliveira, Universidade de Brasília

Graduando do curso de Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB), estudante de iniciação científica pelo ProIC/UnB. É estagiário do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).

Vitor Pedra Machado , Universidade de Brasília

Graduando do curso de Fisioterapia pela Universidade de Brasília (UnB), estudante de iniciação científica pelo ProIC/UnB. Atuou no projeto Educa Uniser. É estagiário da Policlínica dos Bombeiros do Distrito Federal.

Kerolyn Ramos Garcia , Universidade de Brasília

Doutora em Ciências e Tecnologias em Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), com habilitação em Promoção, prevenção e intervenção em saúde. Mobilidade sanduíche de doutoramento pela Universidade do Porto - UPorto. Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde pela UnB, pós-graduação lato sensu em Gerontologia pela Universidade Federal de Tocantins e Bacharel em Saúde Coletiva pela UnB. Atua como professora, pesquisadora e na coordenação de Gente Gestão da Universidade do Envelhecer da UnB (UniSER-UnB). 

Leonardo Costa Pereira , Centro de Ensino e Pesquisa UniSER

Doutor em Ciências e Tecnologia em Saúde pela Universidade de Brasília, possui mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, graduação em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Professor da graduação do Centro Universitário Euro Americano, coordenador do programa de Pós-graduação em Prescrição de Exercício Físico para Grupos de Risco, coordenador do laboratório Academia Escola do UNIEURO, presidente do Instituto de Educação e Envelhecimento Humano e coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, do Programa de Extensão UniSER/UnB. 

Margô Gomes de Oliveira Karnikowski , Universidade de Brasília

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Ciência e Tecnologia Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Patologia Molecular da Universidade de Brasília, com pós-doutoramento na Universidade do Porto (Portugal). É Professora da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde UnB.

Camila Alves Areda , Universidade de Brasília

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade de São Paulo. Doutora em Ciências Farmacêuticas - Facudade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto. Atualmente é docente na Universidade de Brasília, do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - ProfNIT e do Programa de Pós Graduação em Assistência Farmacêutica. Coordena o programa de extensão UniSER.

Downloads

Publicado

2024-10-18

Como Citar

Fragelli, T. B. O., Oliveira, J. A. C. de, Machado , V. P., Garcia , K. R., Pereira , L. C., Karnikowski , M. G. de O., & Areda , C. A. (2024). Desafios do design da informação para inclusão digital de idosos na perspectiva da literacia em saúde: uma revisão de escopo. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 21(2). https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1176

Edição

Seção

Artigos