Contribuições para o design de interface de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem acessível a surdos

Autores

  • Elisa Maria Pivetta UFSC e UFSM
  • Daniela Satomi Saito IFSC e UFSC
  • Ana Margarida Pisco Almeida Universidade de Aveiro
  • Vania Ribas Ulbricht UFSC

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v10i2.186

Palavras-chave:

Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem, Acessibilidade, Alunos Surdos

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação com profissionais da educação de uma escola bilíngue para surdos em Portugal. Os entrevistados são educadores surdos e ouvintes e a pesquisa teve o propósito de recolher dados conducentes à proposta de uma estratégia de design de interface de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem acessível a alunos surdos. Sendo ainda apresentados dados relativos às potencialidades da plataforma Moodle para a implementação desta interface. Entendendo que o desenvolvimento de ambientes acessíveis implica o conhecimento do contexto e da cultura do público-alvo, o presente artigo buscou, nas entrevistas, levantar dados que possam contribuir para as melhorias destes ambientes. A pesquisa mostra que os maiores problemas do ambiente não estão na plataforma, mas se relacionam a questões de gestão de interface e gerenciamento de conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Margarida Pisco Almeida, Universidade de Aveiro

Departamento de Comunicação e Arte/CETAC.MEDIA

Downloads

Publicado

2013-12-14

Como Citar

Pivetta, E. M., Saito, D. S., Almeida, A. M. P., & Ulbricht, V. R. (2013). Contribuições para o design de interface de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem acessível a surdos. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 10(2), 193–206. https://doi.org/10.51358/id.v10i2.186

Edição

Seção

Artigos