Ensinando através de imagens: a linguagem gráfica da apresentação do experimento sobre fotossíntese da planta elódea em livros didáticos brasileiros

Alice Garcia-Gomes, Edna Lucia Oliveira da Cunha Lima

Resumo


As atividades experimentais relatadas em livros didáticos escolares costumam apresentar imagens que complementam a linguagem verbal, auxiliando na demonstração dos materiais, etapas e procedimentos de montagem. Este artigo utilizou os escritos do teórico sobre linguagem gráfica Michael Twyman para analisar 13 imagens que representam um mesmo experimento sobre fotossíntese com a planta elódea, todas elas retiradas de livros didáticos brasileiros publicados em sete décadas do sec. XX e XXI. O artigo foi norteado pelo objetivo de contribuir para a interação entre designers, professores e os demais profissionais envolvidos na criação de materiais didáticos. A análise imagética permitiu relacionar escolhas de design com estratégias pedagógicas. Observou-se, por exemplo, que a abstenção de alguns livros em utilizar imagens compostas por elementos distintos pode originar-se de uma estratégia pedagógica legitimada pela teoria da aprendizagem construtivista.


Palavras-chave


experimento; livro didático; memória gráfica brasileira; linguagem gráfica

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.