A criação de estratégia de comunicação para prevenção em saúde através do design centrado no ser humano
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v12i3.361Palavras-chave:
Design centrado no ser humano, estratégias de comunicação, prevençãoResumo
Identificou-se uma necessidade latente por desenvolver estratégias de comunicação sobre prevenção de doenças de modo eficiente e ainda, o design como um potencial agente para criar materiais de comunicação que sejam capazes de promover o autocuidado. A fim de analisar um processo de design para desenvolver este tipo de artefato, foi realizada uma pesquisa-ação no Centro de Saúde IAPI em Porto Alegre. O objetivo da ação foi propor uma estratégia para promover o autocuidado em relação ao câncer de colo de útero. O processo foi efetuado a partir da perspectiva do design centrado no ser humano – HCD, que busca criar soluções desejáveis pelas pessoas e viáveis para as organizações, a partir de três fases: a) ouvir, na qual se coleta histórias e inspirações das pessoas; b) criar, que visa traduzir em protótipos, os conhecimentos coletados; e, c) disseminar, onde os protótipos são aperfeiçoados e testados junto aos usuários. Para estratégias de comunicação, apoiou-se nos estudos de design sobre retórica visual-verbal. Como resultados, essa abordagem de design mostrou-se adequada para criar estratégias de comunicação voltadas a comportamentos de autocuidado, que objetivam empoderar usuários a mudar seu comportamento.
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