A criação de estratégia de comunicação para prevenção em saúde através do design centrado no ser humano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v12i3.361

Palavras-chave:

Design centrado no ser humano, estratégias de comunicação, prevenção

Resumo

Identificou-se uma necessidade latente por desenvolver estratégias de comunicação sobre prevenção de doenças de modo eficiente e ainda, o design como um potencial agente para criar materiais de comunicação que sejam capazes de promover o autocuidado. A fim de analisar um processo de design para desenvolver este tipo de artefato, foi realizada uma pesquisa-ação no Centro de Saúde IAPI em Porto Alegre. O objetivo da ação foi propor uma estratégia para promover o autocuidado em relação ao câncer de colo de útero. O processo foi efetuado a partir da perspectiva do design centrado no ser humano – HCD, que busca criar soluções desejáveis pelas pessoas e viáveis para as organizações, a partir de três fases: a) ouvir, na qual se coleta histórias e inspirações das pessoas; b) criar, que visa traduzir em protótipos, os conhecimentos coletados; e, c) disseminar, onde os protótipos são aperfeiçoados e testados junto aos usuários. Para estratégias de comunicação, apoiou-se nos estudos de design sobre retórica visual-verbal. Como resultados, essa abordagem de design mostrou-se adequada para criar estratégias de comunicação voltadas a comportamentos de autocuidado, que objetivam empoderar usuários a mudar seu comportamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine de Mello Freire, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Pesquisadora do PPG em Design

Caio Marcelo Miolo de Oliveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestrando do PPG em Design

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Freire, K. de M., & Oliveira, C. M. M. de. (2015). A criação de estratégia de comunicação para prevenção em saúde através do design centrado no ser humano. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 12(3), 302–317. https://doi.org/10.51358/id.v12i3.361

Edição

Seção

Artigos