Diretrizes para controle de anúncios comerciais na paisagem urbana: e as percepções sobre paisagens paulistanas após a implantação de uma forma de controle mais restritiva | Guidelines to control commercial signs in urban landscape: and the perception of the landscape in the city of São Paulo after the enforcement of a more strict system of control
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v15i2.518Keywords:
anúncios comerciais, paisagem urbanaAbstract
O propósito deste artigo é contribuir com aportes teóricos às diretrizes de controle de anúncios comerciais na paisagem urbana tendo em vista a sobrecarga visual que se apresenta em centros comerciais urbanos de grandes e médias cidades brasileiras, o que muitos denominam poluição visual. A pesquisa exploratória de abordagem qualitativa envolveu a aplicação de 67 entrevistas, divididas entre especialistas e usuários de centros urbanos de comércio. A pesquisa foi realizada a partir do estudo de três recortes na cidade de São Paulo, num cenário pós-implantação da Lei Cidade Limpa (Lei 14.223/06), que regulamentou de forma mais restritiva anúncios comerciais visíveis do espaço urbano. O resultado apresenta uma percepção positiva dos entrevistados acerca na regulamentação implantada e o estudo da experiência permitiu que se avançasse no estabelecimento de diretrizes para regulamentação de anúncios comercias na paisagem urbana.
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The aim of this paper is to contribute with theoretical framework for the guidelines to control commercial signs in urban landscape, considering the overload condition of information and stimuli in the landscape of the urban commercial centers in medium and big cities. This exploratory research of qualitative approach applied 67 interviews to subjects, shared between 7 experts and 60 users in three different settings. The research was done in these three settings in the city of São Paulo, analyzed in a context post implementation of the Clean City Law (Law 14.223/06), that control in a more strict way commercial sings and prohibited outdoor advertisement as billboards. Results present a positive perception from the subjects interviewed about the enforcement of the law, and permitted a contribution in the development and synthesis of guidelines to control commercial signs in urban landscape.
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