Shorumê, a história do monstro de lixo: uma perspectiva de aplicação do design participativo no projeto de animações educacionais

Autores

  • Fabiano Miranda UFPR
  • Carlos Leonardo Waiss UFPR

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v8i3.150

Palavras-chave:

animação educacional, processo de design, design participativo

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma animação educacional sobre o lixo doméstico a ser utilizada como instrumento de ensino em salas de aula. O projeto, relativo ao Trabalho de Conclusão do Curso de Design Gráfico na Universidade Federal do Paraná, consistiu em quatro etapas: (1) fundamentação teórica; (2) adaptação de um modelo de design participativo; (3) produção da animação; e (4) reflexão sobre o resultado alcançado. No método de design empregado, com base teórico-metodológica do Design da Informação e do Cinema de Animação, destaca-se a participação do público em algumas de suas etapas. Considera-se que essa participação refletiu de maneira positiva nos resultados obtidos quanto à apreciabilidade e compreensibilidade da animação educacional desenvolvida. Dessa forma, este artigo vem reiterar a importância do design participativo em projetos de Design da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Miranda, UFPR

 

Mestrando, UFPR, pesquisa infografia e visualização de dados. Foi bolsista CAPES/DAAD na Köln International School of Design (Alemanha) e atuou como infografista no jornal Gazeta do Povo (Curitiba, PR). Atualmente é bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR.

 

Carlos Leonardo Waiss, UFPR

Bacharel, UFPR, desenvolve pesquisa na área de Comunicação Audiovisual, focado na construção da linguagem visual de obras do gênero de terror. Além de realizador independente, já desenvolveu projetos na área de animação e computação gráfica.

Downloads

Publicado

2013-05-07

Como Citar

Miranda, F., & Waiss, C. L. (2013). Shorumê, a história do monstro de lixo: uma perspectiva de aplicação do design participativo no projeto de animações educacionais. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 8(3), 44–49. https://doi.org/10.51358/id.v8i3.150

Edição

Seção

Iniciação Científica