Cor e Infográfico: O Design da Informação no livro didático

Authors

  • Milena Quattrer Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Anna Paula Silva Gouveia Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v10i3.215

Abstract

Este artigo é parte da pesquisa de Mestrado em Artes Visuais, que teve como objetivo compreender o quanto a relação entre a cor e os outros elementos do infográfico interfere no processo de transmissão da informação e como os infográficos, publicados em jornais e revistas, contribuem para o aprimoramento daqueles destinados aos livros didáticos. As reflexões apresentadas neste artigo foram geradas a partir de: iniciativas de projetos realizados com os alunos do Ensino Fundamental; análises de infográficos publicados em livros didáticos e daqueles publicados em jornais e revistas e premiados no Malofiej; entrevistas realizadas com professores do Ensino Fundamental e membro do júri do Malofiej. Tais reflexões forneceram apontamentos importantes sobre o que pode ser aproveitado dos infográficos premiados para o aprimoramento dos que são destinados aos livros didáticos, em especial no uso da cor, e demonstraram como é importante proporcionar situações de ensino-aprendizagem, nas quais o aluno tenha a oportunidade de se apropriar dos códigos visuais e, consequentemente, ampliar sua cultura visual.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Milena Quattrer, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduada em Educação Artística - Artes Plásticas pela UNICAMP. Atualmente é aluna regular do curso de Mestrado em Artes Visuais (UNICAMP) e atua no grupo de pesquisa Design Criativo da Forma (UNICAMP). É Professora de Artes na Rede Municipal de Ensino de Campinas e Supervisora bolsista do Subprojeto de Artes Visuais PIBID/UNICAMP.

Anna Paula Silva Gouveia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Arquiteta e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP. Diretora Associada do Instituto de Artes da UNICAMP. Professora nos cursos de graduação em Artes Visuais e Arquitetura e Urbanismo. Pesquisa os temas: metodologia de projeto e ensino, desenho, cor e tipografia aplicada à paisagem urbana, arte-joalheria.

Published

2014-02-05

How to Cite

Quattrer, M., & Gouveia, A. P. S. (2014). Cor e Infográfico: O Design da Informação no livro didático. InfoDesign - Brazilian Journal of Information Design, 10(3), 323–341. https://doi.org/10.51358/id.v10i3.215

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)