Aspecto e herança cultural das Safe Fonts na web

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v11i3.270

Palavras-chave:

Web Design, Tipografia e Fontes Seguras

Resumo

Este artigo busca identificar e destacar os elementos relativos à herança cultural na aparência das fontes tipográficas disponíveis na web, em especial das fontes consideradas seguras para uso (safe fonts). O ponto de partida é uma revisão bibliográfica, a partir da qual se apresenta um panorama da tipografia na web
que pontua os principais arquivos tipográficos. A origem desses projetos dá margem a uma discussão da procedência e motivo projetual de cada desenho tipográfico. Além disso, este trabalho limita-se ao estudo da tipografia ocidental de leitura contínua, para textos longos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dennis Messa Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, RS. Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha - Novo Hamburgo, RS.

Possui Bacharel em Design pela ULBRA/2004, Especialização em Imagem Publicitária pela PUCRS/2008, Especialização em Interfaces Web pela ULBRA/2011 e cursa Mestrado Acadêmico em Design pela UFRGS. Atualmente é professor do curso de design na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Tem experiência na área de comunicação visual.

Suely Datalti Fragoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/PPGDesign – UFRGS).

Suely Fragoso é Ph.D. (Institute of Communication Studies, The University of Leeds, 1998), Mestre (PEPG Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1992), Arquiteta (FAU, Universidade de São Paulo, 1987). Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atua nos cursos de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCom) e em Design (PGDesign) e no Curso de Graduação em Design Visual. Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Cibercultura (ABCiber) e Coordenadora do Laboratório de Artefatos Digitais (LAD/UFRGS), foi membro eleito da Diretoria da Association of Internet Researchers (AoIR) (2009-2010) e Coordenadora Executiva do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos (2005-2006). Fundadora do SPIR (Selected Papers of Internet Research, AoIR) e da Revista Fronteiras - estudos midiáticos (Unisinos), atualmente integra o Conselho Editorial de ambos e de diversos outros periódicos nacionais e internacionais. Atua como consultora e parecerista de várias instituições e agências de fomento à pesquisa, bem como de associações científicas no Brasil e no exterior. Tem orientações concluídas nas áreas de Comunicação e Design (pós-doutorado, doutorado, mestrado, especialização, iniciação científica e graduação). Atualmente desenvolve pesquisa sobre as representações do espaço em artefatos digitais, com destaque para games e sistemas de realidade mista.

Downloads

Publicado

2014-12-26

Como Citar

Silva, D. M., & Fragoso, S. D. (2014). Aspecto e herança cultural das Safe Fonts na web. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 11(3), 291–304. https://doi.org/10.51358/id.v11i3.270

Edição

Seção

Artigos