Repercussões gráficas da passagem do Graf Zeppelin pelo Brasil: infográficos publicados na imprensa

Autores

  • Nadia Miranda Leschko Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-2010-5278
  • Vera Maria Marsicano Damazio Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Edna Lucia Oliveira da Cunha Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Joaquim Marçal Ferreira de Andrade Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v11i3.310

Palavras-chave:

Memória Gráfica brasileira, Design Gráfico, Repercussão Gráfica, Graf Zeppelin, Infográficos

Resumo

A passagem do dirigível Graf Zeppelin pelo Brasil nos anos 1930 deixou marcas indeléveis na memória de quem vivenciou o fato como também nas páginas dos periódicos impressos. Este artigo discute os infográficos que apareceram em dois jornais diários do Rio de Janeiro naquele momento, quando a aeronave pousou nas cidades de Recife PE e Rio de Janeiro RJ, e tem como objetivo analisar as imagens que trazem a informação, e como elas são visualmente estruturadas. Para atingir esse objetivo, criou-se uma ficha específica para coletar os dados, que é apresentada neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadia Miranda Leschko, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

é formada em Design Gráfico (UFPel, 2003), Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel, 2011), foi bolsista PNAP – Fundação Biblioteca Nacional (2013), atualmente pesquisa Memória Gráfica Brasileira através das manifestações gráficas da passagem do Graf Zeppelin pelo Brasil no Programa de Pós-graduação doutorado em Design (PUC-Rio).

Vera Maria Marsicano Damazio, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

é formada em Desenho Industrial e Comunicação Visual (PUC-Rio, 1980), Mestre em Design Gráfico (Boston University 1985) e Doutora em Ciências Sociais (UERJ, 2005). Professora de tempo integral da PUC-Rio desde 1985, atuando nos programas de Graduação e Pós-Graduação em Design. Foi coordenadora do PROCAD-CAPES "Memória gráfica brasileira: estudos comparativos de manifestações gráficas nas cidades do Recife, Rio de Janeiro e São Paulo".

Edna Lucia Oliveira da Cunha Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

possui graduação em Comunicação Visual (UFPE, 1979), mestrado em Design (PUC-Rio, 1998) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora adjunta na PUC-Rio. Participou do PROCAD-CAPES "Memória gráfica brasileira: estudos comparativos de manifestações gráficas nas cidades do Recife, Rio de Janeiro e São Paulo".

Joaquim Marçal Ferreira de Andrade, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

é pesquisador da Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional. Bacharel em desenho industrial (ESDI/UERJ), mestre em design (PUC-Rio) e doutor em história social (IFCS/UFRJ), é professor adjunto de fotografia da PUC-Rio. Participou do PROCAD-CAPES "Memória gráfica brasileira: estudos comparativos de manifestações gráficas nas cidades do Recife, Rio de Janeiro e São Paulo".

Downloads

Publicado

2014-12-26

Como Citar

Leschko, N. M., Damazio, V. M. M., Cunha Lima, E. L. O. da, & Andrade, J. M. F. de. (2014). Repercussões gráficas da passagem do Graf Zeppelin pelo Brasil: infográficos publicados na imprensa. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 11(3), 243–269. https://doi.org/10.51358/id.v11i3.310

Edição

Seção

Artigos