Análise ergonômica do livro Aprenda a Costurar com vistas para o aperfeiçoamento da aprendizagem da modelagem plana do vestuário.

Autores

  • Fernanda Iervolino Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v12i1.355

Palavras-chave:

ergonomia, usabilidade, modelagem do vestuário, ensino

Resumo

Este artigo faz parte da dissertação de mestrado intitulada “41 anos de estudos de modelagem do vestuário: uma proposta de aperfeiçoamento do ensino de modelagem através da usabilidade”, cujo objetivo é verificar, através das heurísticas de Nielsen (1993), quais são as desconformidades ergonômicas do conteúdo apresentado no livro “Aprenda a Costurar”, de Gil Brandão, escrito em 1967. A escolha pela obra que data de mais de quarenta anos justifica-se pelo fato de que até os dias atuais a mesma serve de suporte para o ensino e aprendizagem da modelagem plana do vestuário. A pesquisa se propõe a identificar oportunidades de melhorias no conteúdo do livro em questão com vistas para a usabilidade. No presente trabalho, utiliza-se o método de observação indireta, aplicando-se entrevista semi-estruturada com professores de modelagem como instrumento de coleta de dados. O resultado encontrado revela que o autor apresenta desconformidades ergonômicas nos seus textos, cada uma relativa a um critério de usabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Iervolino, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

É professora do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - departamento de Expressão Gráfica (EGR) - atuando na área de desenvolvimento de produto com ênfase em desenho técnico e artístico de moda, modelagem plana e moulage, bem como sistemas CAD/CAM para a indústria do vestuário.

Downloads

Publicado

2015-08-24

Como Citar

Iervolino, F. (2015). Análise ergonômica do livro Aprenda a Costurar com vistas para o aperfeiçoamento da aprendizagem da modelagem plana do vestuário. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 12(1), 128–142. https://doi.org/10.51358/id.v12i1.355

Edição

Seção

Artigos