Prototipação e validação multifásica de instrumento avaliativo para ensino de jovens e adultos | Prototyping and multiphasic validation of an evaluation tool for youth and adult education

Autores

  • Neila Newdirley Câmara Pinto Universidade Federal do Amazonas
  • Sheila Cordeiro Mota

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v17i2.819

Palavras-chave:

Ensino de Jovens e Adultos, Heurísticas, Validação

Resumo

Este artigo apresenta os processos de desenvolvimento das fases de prototipação, testes e validação de um instrumento avaliativo inserido no contexto da educação de jovens e adultos, na fase alfabetizadora, em decorrência de perceber como o design educacional poderia contribuir para melhorar a experiência dos usuários prioritários – professores e alunos. Os requisitos do projeto foram construídos por meio da metodologia e das ferramentas utilizadas pelo Design Thinking, dentre elas cartões de insight e critérios norteadores. Na fase de prototipação foram utilizados os níveis recomendados por Vianna & Vianna (2012), nos testes e validação foram utilizados instrumentos heurísticos – Principios Heuristicos de Nielsen e Molich (1990) e Leis da Simplicidade de Maeda (2006).

*****

This article presents the development processes of the prototyping, testing and validation phases of an evaluation instrument inserted in the context of youth and adult education, in the literacy phase, as a result of realizing how educational design could contribute to improving the experience of priority users - teachers and students. The project requirements were built using the methodology and tools used by Design Thinking, including insight cards and guiding criteria. In the prototyping phase, the levels recommended by Vianna & Vianna (2012) were used, in the tests and validation heuristic instruments were used - Heuristic Principles of Nielsen and Molich (1990) and Simplicity Laws of Maeda (2006).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Pinto, N. N. C., & Mota, S. C. (2020). Prototipação e validação multifásica de instrumento avaliativo para ensino de jovens e adultos | Prototyping and multiphasic validation of an evaluation tool for youth and adult education. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 17(2), 49–65. https://doi.org/10.51358/id.v17i2.819

Edição

Seção

Artigos