Leitura e análise da comunicação visual no espaço urbano

Autores

  • Carolina Bustos ESPM Sul
  • Fabiano de Vargas Scherer UFRGS
  • Fernando Bakos

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v8i1.105

Palavras-chave:

comunicação visual, poluição visual, percepção ambiental

Resumo

Estudo da comunicação visual urbana, observando o conceito de poluição visual e de diferentes definições da mesma. Pesquisa multidisciplinar da relação entre o espaço urbano e a inserção de elemen- tos de comunicação, através da análise da percepção visual ambiental, do design emocional e do design universal. Dentro do campo do design, estabelece relações entre comunicação urbana e usuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Bustos, ESPM Sul

 

Professora Adjunta e Coordenadora do Curso de Design com Habilitação em Comunicação Visual com ênfase em marketing da Escola Superior de Propa- ganda e Marketing – ESPMSul. Interior Designer - The Art Institute Of Dallas e Arquiteta e Urbanista – Ulbra. Tem mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em ergonomia – UFRGS. Atua nas áreas de design universal, deficiência visual, percepção, cores, texturas, ergonomia, cognição, pessoas portadoras de deficiência e inclusão social.

 

Fabiano de Vargas Scherer, UFRGS

Professor Assistente do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Arquiteto e Urbanista – UFRGS. Tem mestrado em Planejamento Urbano e Regional – UFRGS. Atua nas áreas de design de informação e metodologia de projeto em design gráfico ambiental (ambientação e sinalização).

Fernando Bakos

Professor Adjunto dos Cursos de Comunicação com habilitação em Publicidade e Propaganda e Design com Habilitação em Comunicação Visual com ênfase em marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPMSul. Publici- tário - UFRGS. Tem mestrado em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais - UFRGS.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

Bustos, C., Scherer, F. de V., & Bakos, F. (2013). Leitura e análise da comunicação visual no espaço urbano. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 8(1), 01–09. https://doi.org/10.51358/id.v8i1.105

Edição

Seção

Artigos