O eco-feedback na interface da lavadora de roupas como estratégia de design para mudança de comportamento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v12i1.302

Palabras clave:

design para o comportamento sustentável, eco-feedback, habitação de interesse social, mudança de comportamento

Resumen

Este artigo reporta pesquisa que teve como objetivo identificar meta-requisitos para o projeto de eco-feedback em lavadoras de roupas voltadas ao morador de habitação de interesse social (HIS). A suposição é que através da aplicação desta estratégia de design na interface da lavadora ocorra o início de um processo de mudança comportamental. O método de pesquisa consistiu de Pesquisa-ação fundamentada pelo Método RITE (Medlock et al., 2002), que permitiu um processo cíclico de desenvolvimento e avaliação de eco-feedbacks para lavadoras automáticas, envolvendo usuários, pesquisadores e fabricante. Neste artigo será reportado apenas o último Ciclo de Ação, o qual aborda um pré-teste de interação. Os resultados da pesquisa incluem uma lista de meta-requisitos para o projeto de eco-feedback para máquinas de lavar roupa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo dos Santos Forcato, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Design pela Universidade Federal do Paraná (2014), estudou o Design para o Comportamento Sustentável e o eco-feedback em lavadora de roupas da habitação de interesse social. Possui especialização em Projeto de Interiores pelo Centro Universitário de Maringá (2010) e graduação em Design pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Atualmente é professor colaborador do curso de Design da Universidade Estadual de Maringá lecionando as disciplinas de Materiais Industriais, Projeto de Produto I, Desenho e Gestão do Design. Tem experiência no desenvolvimento de projetos de móveis e maquetes eletrônicas de interiores residenciais e comerciais.

Aguinaldo dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutor, Universidade Federal do Paraná – UFPR, é bolsista produtividade nível 2 do CNPq, professor adjunto do Departamento de Design da UFPR e sua área de atuação inclui a lean production e o design para a sustentabilidade tendo como objeto de pesquisa principal a habitação de interesse social e sistemas produto+serviço.

Publicado

2015-08-24

Cómo citar

Forcato, M. dos S., & Santos, A. dos. (2015). O eco-feedback na interface da lavadora de roupas como estratégia de design para mudança de comportamento. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 12(1), 77–92. https://doi.org/10.51358/id.v12i1.302

Número

Sección

Artigos