Considerações acerca do conceito de projeto de produtos interativos na contemporaneidade. Processo de criação e desenvolvimento do aplicativo Crewee.

Autores

  • Adeline Gabriela Silva Gil UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v12i1.339

Palavras-chave:

design, processo de criação, gerenciamento, método, interação.

Resumo

Nesse artigo, descrevemos o processo de criação e desenvolvimento do aplicativo Crewee, uma plataforma de criação em conjunto e suporte para a tomada de decisões projetuais, voltada para estúdios de design, agências de publicidade, artistas, arquitetos e outros profissionais envolvidos com a cultura de projeto. Partimos de um panorama sobre os processos tradicionais desenvolvimento de projetos descritos na literatura da área de design, destacando sua maior ou menor aplicabilidade no contexto atual de produção, em que os processos não partem de um problema bem definido, e sim, fazem com que o problema de projeto seja constantemente redefinido no decorrer do processo, com a entrada de novas informações.  Em seguida, fazemos considerações sobre o próprio conceito de projeto e do conjunto de métodos para a criação de produtos interativos na contemporaneidade, principalmente devido ao aumento de complexidade das variáveis envolvidas no processo de projeto, sendo uma delas a criação colaborativa e a apropriação do inesperado como oportunidade de expandir as possibilidades do produto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adeline Gabriela Silva Gil, UNICAMP

Doutoranda em Artes Visuais pela UNICAMP, na linha de pesquisa em multimeios, Mestra em Comunicação Midiática pela FAAC - UNESP e Bacharel em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual. Atua como designer na Quiçá Design Produções 3D e como docente no Bacharelado em Design com habilitação em Design Digital no Centro Universitário de Araraquara UNIARA.  

Downloads

Publicado

2015-08-24

Como Citar

Gil, A. G. S. (2015). Considerações acerca do conceito de projeto de produtos interativos na contemporaneidade. Processo de criação e desenvolvimento do aplicativo Crewee. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 12(1), 33–46. https://doi.org/10.51358/id.v12i1.339

Edição

Seção

Artigos