Visualização de dados para promoção dos direitos das mulheres: uma análise dos gráficos do Observatório de Violência Contra a Mulher e Feminicídio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1143

Resumo

As ferramentas de visualização de dados podem ser poderosas aliadas na promoção de políticas públicas voltadas para as mulheres. O Observatório de Violência Contra a Mulher e Feminicídio disponibiliza gráficos relacionados à realidade das mulheres do Distrito Federal. Este estudo analisa os gráficos ‘Mulheres e Segurança’ disponibilizados pelo site do Observatório da Violência Contra a Mulher e do Feminicídio com o objetivo de identificar áreas de melhoria para que representem adequadamente a realidade das mulheres. Para tanto, foi criado um instrumento de análise que utiliza parâmetros analítico-críticos fundamentados por uma revisão de literatura. A partir dessa avaliação, são discutidas oportunidades de melhoria dos gráficos do Observatório sob a ótica do humanismo de dados. Conclui-se que o instrumento atendeu aos objetivos propostos neste estudo, e que futuras aplicações e estudos são relevantes para aprofundar aspectos humanistas e feministas que afetam o design de visualização de dados e podem contribuir para a promoção da igualdade de gênero e a prevenção da violência contra as mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Callaça Gadioli Farage, Universidade de Brasília (UnB)

Sou formada em Design pela Universidade de Brasília e uma people designer que bota a mão na massa pelo time de design na NW2 - New ways of Working. Possui graduação em Abi - Design pela Universidade de Brasília (2022). Atualmente é people designer - Nw2 New Ways OF Working Assessoria e Consultoria em Recursos Humanos Ltda. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Design de Serviço e Design Thinking.

Dara Costa Rattes, Universidade de Brasília (UnB)

Designer formada pela Universidade de Brasília. Atua na área de design de serviços, design estratégico e gestão de pessoas. Atualmente, exerce o papel consultora em design de serviços e gestora de projetos e equipes.

Lourdes Yamila Quintero Rojas, Universidade de Brasília (UnB)

Lourdes Yamila é graduada em Design da Informação pelo Instituto Superior de Design (2007). Foi professora por 4 anos nesta instituição. Desde então venho trabalhando em diferentes áreas de design de interface com o usuário. Mestranda em Design pela Universidade de Brasília na linha de pesquisa em design, cultura e materialidade e especialização em estudos afro-latino-americanos e caribenhos pela Faculdade Latinoamericana de Estudos Sociais (Flacso). Seu tema de pesquisa está ligado à representação visual de mulheres negras.

Virgínia Tiradentes Souto, Universidade de Brasília (UnB)

Professora titular do Departamento de Design do Instituto de Artes da Universidade de Brasília - UnB, Brasil. É doutora e mestre em Tipografia e Comunicação Gráfica pela Universidade de Reading, Reino Unido, com pós-doutorado pelo programa de pós-graduação em Engenharia de Gestão do Conhecimento (PPG EGC) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Ela também é membro do programa de pós-graduação em Design (PPG Design) da UnB. É líder do Grupo de Pesquisa em Design da Informação da UnB (desde 2008), além de revisora de diversos periódicos. Suas principais áreas de interesse são criatividade e inovação em design, design de informação e design de mídia digital, e diferenças de gênero em design.

Tiago Barros Pontes e Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Professor Associado do Departamento de Design da Universidade de Brasília (UnB), Brasil. Enquanto pesquisador do PPG Design, atua nas áreas de Ergonomia Cognitiva, Design de Interação, da Informação e de Jogos Sérios, com foco em tarefas cognitivas complexas, ubiquidade, portabilidade, segurança, saúde, aprendizagem e ludicidade. Doutor em Arte pela Universidade de Brasília na linha de Arte e Tecnologia, na qual realizou uma pesquisa no campo da Arte Computacional Evolutiva sobre Vida Artificial, emergência e complexidade efetiva. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília com ênfase em Ergonomia Cognitiva aplicada a ambientes e interfaces, na qual estudou a apresentação da informação em artefatos portáteis. Bacharel em Design formado nas Habilitações de Projeto de Produto e Programação Visual pela Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Callaça Gadioli Farage, H., Costa Rattes, D., Yamila Quintero Rojas, L., Tiradentes Souto, V., & Barros Pontes e Silva, T. (2024). Visualização de dados para promoção dos direitos das mulheres: uma análise dos gráficos do Observatório de Violência Contra a Mulher e Feminicídio. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 21(2). https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1143

Edição

Seção

Artigos