Tipografia ‘desconstrucionista’ e o modelo triádico de Peirce

Autores

  • Mirella De Menezes Migliari PUC/Rio
  • Vera Lúcia M. dos Santos Nojima FES

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v4i1.30

Palavras-chave:

Derrida, Desconstrução, Peirce, Pós-estruturalismo, Tipografia

Resumo

A teoria literária pós-estruturalista de Jacques Derrida influenciou toda uma geração de designers gráficos na década de (19)80, inicialmente na Califórnia, Estados Unidos, promovendo uma alternativa a tendência em voga até aquele momento: o Estilo Internacional. Desta confluência de idéias surge um novo conceito no âmbito do design gráfico: a tipografia ‘desconstrucionista’. Entretanto, sob um olhar semiótico, a tipografia configura-se em um sistema de signos que extrapola a esfera lingüística. Neste artigo, a tipografia ‘desconstrucionista’ é analisada à luz do modelo semiótico proposto por Charles Sanders Peirce.

 

[ Download ]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirella De Menezes Migliari, PUC/Rio

Mirella De Menezes Migliari, Doutoranda em Design pela PUC-Rio, desenvolvendo pesquisa
relacionada à tipografia pós-moderna no Brasil. Mestre em Design Gráfico pela Central Saint
Martins, Londres (1998). Desenhista Industrial graduada pela ESDI (1995). É professora na ESPM
e na Universidade Estácio de Sá. Atua ainda como consultora de Design gráfico e Direção de Arte.

Vera Lúcia M. dos Santos Nojima, FES

Vera Lúcia M. dos Santos Nojima, Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP (1991). É
Professora do Programa de Pós Gra-duação em Design da PUC-Rio. Vinculada à Linha de
Pesquisa Design, Comunicação, Cultura e Artes, coordena o Laboratório de Comunicação no
Design e orienta alunos de mestrado e douto-rado.

Publicado

2010-09-20

Como Citar

Migliari, M. D. M., & Nojima, V. L. M. dos S. (2010). Tipografia ‘desconstrucionista’ e o modelo triádico de Peirce. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 4(1), 20–28. https://doi.org/10.51358/id.v4i1.30

Edição

Seção

Artigos